Prefeito de Jaguarão preocupado com os cortes da União no orçamento de educação busca mobilização dos municípios da região
  • Favio Telis solicita reunião emergencial na Azonasul para tratar sobre o assunto

Na quinta-feira (09), o prefeito de Jaguarão, Favio Telis encaminhou ofício para o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul – Azonasul solicitando uma reunião de emergência para tratar sobre os cortes orçamentários que estão sendo anunciados pela União.

A resposta do presidente da Azonasul, Mauro Nolasco, chegou no dia seguinte, convocando a reunião para terça-feira (14), às 10h, na sede da entidade, em Pelotas.

A preocupação do prefeito Favio Telis é de que essas medidas poderão comprometer, significativamente, as ações de educação em todo país, atingindo diretamente aos municípios. “Mesmo que, o governo federal acene que os cortes serão em nível de institutos técnicos e universidades, sabemos que incidirão também na educação básica e, esta é outra grande preocupação nossa”, diz Favio Telis.

O prefeito Favio Telis complementou dizendo que: “não se pode aceitar cortes em nenhum nível relacionado a educação, pois ela é a base de sustentação de qualquer país, somente através de uma educação de qualidade e forte poderemos transformar a vida de uma nação e não será diminuindo os investimentos que isto ocorrerá”.

Seguindo a sugestão do prefeito de Jaguarão, o presidente da Azonasul emitiu convites para os demais prefeitos, reitores, diretores, secretários de educação dos municípios da região.