Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito e vice-prefeito participam da abertura de evento da SMED

Prefeito e vice-prefeito participam da abertura de evento da SMED

Prefeito Favio Telis

Na sexta-feira (10), o prefeito Favio Telis, o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Termesana participaram da abertura do evento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Deporto – SMED, no auditório da Biblioteca Pública, envolvendo professores das redes públicas e privadas.

Com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar as práticas pedagógicas assegurando uma melhor atuação docente e que promova uma ação pedagógica mais efetiva aos estudantes, oportunizou-se uma capacitação com a metodologia “Boquinhas”, para professores alfabetizadores do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos), supervisoras pedagógicas e professores da sala de AEE da rede municipal de ensino.

Na abertura do evento, o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho saudou a todos e salientou o excelente trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Educação, destacando o primeiro evento sob a coordenação da nova secretária Vera Ferreira. “Vocês são profissionais da educação e, nós, gestores, somos meros coadjuvantes destas atividades”, disse Henrique, fazendo felicitações às mães presentes, pelo seu dia, comemorado no domingo (12).

O prefeito Favio Telis, ao saudar a todos os professores e autoridades presentes, também fez um agradecimento especial a toda equipe da secretaria, pela maneira séria e compromissada que vem tratando a educação no município. “Nosso governo tem buscado oferecer cursos de qualificação e capacitação aos nossos professores, objetivando um melhor atendimento aos alunos da rede municipal de ensino”, diz o prefeito, salientando que os profissionais aproveitem esses momentos de aprendizado.

Aproveitando o momento em que estava com profissionais da educação, Favio Telis falou de sua preocupação com o anúncio feito pelo Governo Federal, os cortes orçamentários que atingem a área educacional. “Mantenho minha posição de anos anteriores, sendo totalmente contrário a cortes de recursos em educação e saúde”, afirmou o prefeito.

Informou ainda, que está mobilizando os prefeitos da zona sul e autoridades ligadas a educação na região, com o objetivo de apresentar alguma alternativa para que esses cortes não sejam realizados pela União. O prefeito destacou que esses cortes irão comprometer uma série de ações na área de educação, citando como exemplo, o evento que estava sendo realizado na Biblioteca Pública. “Com o orçamento atual já enfrentamos dificuldades para gerir a educação nos municípios, imaginem se houver redução”, encerrou Favio acreditando que se houver mobilização o Governo Federal deverá repensar o anúncio feito.

A secretária municipal de Educação, Vera Ferreira, agradeceu a presença de todos e, destacou que o programa de metodologia Boquinhas foi sugerido por professores da rede municipal de ensino. Segundo a secretária, a equipe da SMED verificou, gostou e, conversou com o prefeito sobre a realização em Jaguarão. “O prefeito não titubeou e aceitou oferecer o método para nossos professores”, diz Vera Ferreira, salientando que a secretaria trabalha de forma democrática, ouvindo sempre as sugestões que lhe chegam.

Finalizando a cerimônia de abertura do evento, a secretária e Educação fez a apresentação a profissional que trabalhou o método Boquinhas. Patricia Hoffmeister é Fonoaudióloga, Psicopedagoga e Mestranda em Neurociências. A palestrante apresentou aos educadores a metodologia Boquinhas, cuja fundamentação teórica é de base multissensorial (fônica-visuo-articulatória).

Foram 16 horas de capacitação, em dois turnos, na sexta-feira e sábado. Ao final do evento, ao público participante demonstrou satisfação com a formação, tendo repercussão altamente positiva.

Vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho
Secretária Municipal de Educação, Vera Ferreira
Palestrante Patricia Hoffmeister
Professores participantes da capacitação