Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito Favio Telis participa de sessão especial de 55 anos da Azonasul e chama a atenção dos prefeitos sobre a situação da perda do convênio dos municípios com o IPE

O prefeito Favio Telis esteve na cidade de Piratini, na quarta-feira (18), participando de uma sessão especial para celebrar os 55 anos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), entidade que presidiu no ano de 2017.

Realizada na Associação Atlética Banco do Brasil, a solenidade foi acompanhada por prefeitos da zona sul e demais lideranças regionais, como o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal e a direção da RBS TV Pelotas, que recebeu homenagem da entidade aniversariante.

Na reunião ordinária do grupo, estiveram em pauta demandas pertinentes às cidades da região, como saúde e infraestrutura, e a articulação para reforçar as necessidades da zona sul ao governo do Estado.

Entre os assuntos debatidos durante o espaço de assuntos gerais, o prefeito Favio questionou a participação dos municípios no evento esportivo (campeonato de futsal) alusivo ao aniversário da entidade, numa parceria com o SESC RS. Em princípio estava sendo projetado um campeonato envolvendo seleções municipais, por um período extenso, o que geraria grande despesas aos municípios, com viagens, transporte e alimentação de delegações. Prevendo essa situação, o prefeito Favio Telis propôs um evento com menor custo, sendo realizado em um ou no máximo dois finais de semana. “No momento em que estamos discutindo problemas de falta de recursos para nossos hospitais e em outras áreas, acredito que deveríamos rever essa situação, pois estamos vivendo um momento econômico em que é preciso ser muito responsável com os recursos públicos”, diz o prefeito de Jaguarão. “O importante é a confraternização e, isso, pode ser realizado de maneira que gere menos custo aos municípios”, complementa.

O presidente da Azonasul, concordando com a preocupação do prefeito de Jaguarão convocou reunião para tratar do assunto, no dia 25 de setembro, às 14h30min.  Na sede da entidade, na cidade Pelotas.

Também esteve na pauta do prefeito Favio Telis o fim do convênio entre o IPE Saúde e os municípios. “Sei que tem prefeitos que não querem se manifestar sobre isso, mas eu quero”, iniciou.

Segundo o prefeito de Jaguarão, o problema do IPE com a OAB acabou respingando nos municípios, destacando que quem irá sofrer com isso serão os milhares de funcionários públicos municipais. “Me coloco totalmente ao contrário a retirada dos municípios do convênio com o IPE. São as contribuições dos municípios que mantém o IPE. Vou fazer manifestações em todas as entidades e, espero que a Famurs e os municípios discordantes da nossa associação também as façam”, argumentou Favio Telis aos prefeitos e autoridades presentes, informando que entende que a resolução é simples, basta uma alteração na lei que está por ser analisada na Assembleia Legislativa. “Espero uma atitude das autoridades para que isso não venha prejudicar os funcionários públicos de todos os municípios”, encerrou o prefeito de Jaguarão que teve o apoio imediato do presidente da Azonasul. “Muito bem abordado o tema pelo prefeito Favio e quero deixar registrado que será um retrocesso para a saúde dos trabalhadores municipais e suas famílias que são conveniados com o IPE. É preciso mobilização das prefeituras, da Famurs e da Azonasul para evitar isso”, concluiu Mauro

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias