Início > Material de Imprensa > Diretor do Departamento de Meio Ambiente fala sobre fiscalização ambiental em Jaguarão

A Prefeitura através do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMMA) está intensificando o trabalho de fiscalização ambiental, o qual tem como objetivo manter as ruas do município limpas, atuando para isso com toda a equipe de fiscalização e licenciamento ambiental,  impedindo, apurando e investigando os responsáveis pelo descarte de resíduos recicláveis ou não nas ruas, e principalmente nos canteiros centrais da cidade. De acordo com o novo diretor do DEMMA, Ronaldo Geraldo, que assumiu o cargo no dia 17 de fevereiro deste ano, a fiscalização está sendo diária e foi feita solicitação para alterações em Lei no que diz respeito às multas.

ronaldo geraldoSegundo Geraldo a fiscalização está focando principalmente nos resíduos descartados em via pública, como restos de obras nos canteiros centrais e nas calçadas, veículos abandonados e ainda a prestação de socorro no caso de cães de rua atropelados e doentes.  “Este trabalho oferece maior qualidade de vida aos moradores e ajuda a garantir um local agradável aos turistas, que quando por aqui passam levam a lembrança de uma cidade limpa e organizada, incentivando a educação ambiental”, observa.

Finalizando o diretor do DEMMA deixa orientações para a comunidade. “É importante cuidar do que é nosso e pedimos que sempre que possível as pessoas comuniquem ao nosso departamento, através do telefone 3261-1818, todo o tipo de irregularidade presenciada como, o descarte inadequado de resíduos, os maus tratos e o abandono dos animais”.

Saiba mais:

Equipe: A equipe do DEMMA, é composta por 02 fiscais ambientais, 07 fiscais de rua a cavalo, 01 médico veterinário que trabalha no Canil Municipal e um engenheiro agrônomo que atua como licenciador ambiental, além de 03 tratadores dos animais (Canil Municipal), e 04 rondas responsáveis por zelar pelos animais abrigados pelo Canil Municipal e pelos animais de grande porte apreendidos no Mangueirão.

Onde descartar os resíduos:

O quê? Onde descartar? Observação
Restos de capinas, podas e demais matérias orgânicas (exceto animais mortos)

Rua Aurino Coelho, 230 área do antigo Mangueirão (final do bairro Indianópolis) No local tem um porteiro que receberá os materiais,

das 8h às 14h.

Restos de Obras Santos Dumont ao lado do galpão do Mário Dutra Antes do descarte é necessário fazer o contato com a Secretaria de Serviços Urbanos.

(3261.1458)

Lixo doméstico não reciclável Galpão de Transbordo (Rua Curuzu, 2139-

das 8h às 18h de segunda a sexta)

Além da coleta do caminhão de lixo, os resíduos também podem ser levados para a área de transbordo.

Contato direto na Secretaria de Serviços Urbanos.

Pneus Galpão na Rua Júlio de Castilhos ao lado da Sociedade Beneficente Tiradentes.

Contato com a Vigilância Sanitária (3261.1700)
Material Reciclável- Lixo seco Cooadesps (Galpão de Separação de Resíduos Sólidos)

Santos Dumont, 169

Além dos dias normais de coleta seletiva o material também pode ser levado diretamente para a cooperativa.