Início > Material de Imprensa > Edital de licitação para obras de restauro do Mercado Público está lançado

Edital de licitação para obras de restauro do Mercado Público está lançado

Foto: Lino Marques

A devolução de um Mercado Público restaurado e como centro pulsante de atividades que englobem o turismo, o desenvolvimento econômico, a cultura e o lazer está mais perto de se tornar realidade. Isso porque na última semana foi publicado, pela Prefeitura Municipal, o edital de licitação para a contratação de empresa para realizar a obra de restauro do Mercado, um dos mais fortes pontos turísticos do município. A recuperação do bem está incluída entre as principais prioridades do município para o Programa PAC 2-Cidades Históricas, do Governo Federal, que destinará cerca de R$ 40 milhões para a recuperação de prédios e áreas tombadas da cidade.

Conforme o prefeito Cláudio Martins a chegada desta etapa é um momento muito importante e demonstra que os esforços que vem sendo feitos na área do patrimônio estão no rumo certo e tendem avançar ainda mais fazendo com que Jaguarão tenha muitas outras conquistas a partir da valorização do patrimônio arquitetônico. “O abandono do Mercado e o fato de Jaguarão ter um acervo arquitetônico tão diferenciado, nos fez buscar recursos para a contratação de projetos. Nossa cidade é pioneira no Rio Grande do Sul neste processo, pois somos um município com 28 mil habitantes que já está na fase de conclusão do restauro do Teatro Esperança, está com mais da metade das obras do Centro de Interpretação do Pampa, nas ruínas da Enfermaria, em andamento e agora lança o edital de mais uma grande obra de restauro”, destacou.

Ainda sobre a licitação do Mercado Público o prefeito faz questão de observar que até a chegada deste momento há uma longa caminhada. “Passamos pelo processo de planejamento, de elaboração de projeto, enfim, são diversas etapas até poder licitar essa obra. E o resultado deste trabalho é satisfatório, pois vamos poder devolver para a comunidade um bem que se confunde com sua própria história cultural, econômica e  política. Se confunde com a história da fronteira, por ser um Mercado às margens do Rio Jaguarão”, diz Martins salientando ainda que o Mercado simboliza uma época de pujança econômica de rota através do rio Jaguarão. “Nós através dele pretendemos inaugurar um novo tempo de valorização da memória e do patrimônio, e também um espaço de convivência para valorização turística e cultural”, complementa.

De acordo com o edital de licitação que está disponível no site da Prefeitura de Jaguarão (www.jaguarao.rs.gov.br) a reunião para abertura e recebimento dos envelopes com as propostas das empresas está marcada para às 10 horas do dia 26 de maio, na sala do Núcleo de Licitações.

A obra:

De acordo com o edital de licitação o prazo para a obra é de 12 meses. A área total do Mercado é de 2.726 m² e o orçamento previsto para o restauro é de R$ 4.501.804,74 ( quatro milhões, quinhentos e um mil, oitocentos e quatro reais e setenta e quatro centavos). Entre os serviços exigidos para o restauro do Mercado Público estão:

 Estabilização estrutural do prédio;

 Restauro da cobertura do prédio e varandas internas do pátio;

 Restauro dos foros;

 Restauro de rebocos e revestimentos;

 Restauro de esquadrias madeira e ferro;

 Restauro dos pisos e rodapés internos e externos da edificação;

 Restauro das escadarias;

 Restauro dos porões;

 Requalificação do prédio com a imunização e pintura em geral;

Construção do PPCI e SPDA;

 Projeto Executivo de Remoção das Raízes;

 Projeto Executivo de reconstrução do poço;

Execução de toda a infraestrutura necessária prevista no Projeto Arquitetônico e Executivo

Deverá ser realizado, ainda, serviço de arte e plotagem dos tapumes da obra, para fins de divulgação e difusão do Patrimônio Cultural.

Saiba mais:

O Mercado Público foi construído entre os anos de 1864 e 1867 junto à antiga Praça do Comércio, a fim de promover a circulação de gêneros alimentícios de produção local e de mercadorias aportadas no rio Jaguarão. O prédio, tombado como patrimônio histórico do Estado e integrante do Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão, tombado pela União, está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde julho de 2013, por conta da precariedade das estruturas do prédio e de graves problemas nas instalações elétricas e hidrossantitárias, que ofereciam riscos para a população.

Patrimônio como Política Pública

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e referência internacional pelo seu acervo histórico e arquitetônico, o município de Jaguarão conquistou no ano passado o segundo maior volume de recursos que foram destinados para quatro cidades gaúchas no Rio Grande do Sul, através do PAC Cidades Históricas.  No ano passado quando a presidente Dilma Rousseff confirmou os investimentos o prefeito Cláudio Martins destacou o quanto isso representava para Jaguarão. Segundo ele a confirmação da destinação de R$ 40,30 milhões para o município representa a coroação de um trabalho de governo que apostou muito na valorização do patrimônio cultural do município e, mais que isso, a ação representa a valorização à memória do povo jaguarense e de toda uma região.

Nesta semana ao falar do lançamento do edital de licitação do restauro do Mercado Público, o prefeito afirmou que Jaguarão está fazendo história em relação ao patrimônio. “Nossa administração trata o tema do patrimônio como prioridade e não só para recuperar, mas para que ele dialogue com o desenvolvimento. Com Jaguarão fazendo parte do PAC Cidades Históricas nós conseguimos garantir os recursos para o que estávamos apostando. Contratamos projetos, incrementamos as equipes e reservamos contrapartidas. O patrimônio é uma política pública que recebe grande atenção no nosso governo e acreditamos que através desta política Jaguarão terá uma nova perspectiva de desenvolvimento social e econômico”.