Secretaria de Educação e Desporto

Secretaria de Educação e Desporto vence o Torneio do Funcionalismo

sec edu

Nos dias 27 e 28 de outubro foi realizado no Ginásio da Integração mais um Torneio de Futsal do Funcionalismo, atividade de esporte e lazer que marca o dia do servidor público. Conforme os organizadores este ano o torneio contou com a participação de seis equipes, sendo elas, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Prédio da Prefeitura Municipal e Motoristas da SMED. A arbitragem foi de Gilmar Dufau e Dardo Acosta.

Pelo sexto ano consecutivo o título de campeã ficou com a equipe da Secretaria de Educação e Desporto. Já o vice-campeonato ficou com a equipe dos motoristas da SMED e em terceiro lugar a equipe do Prédio da Prefeitura.

Os organizadores agradecem a participação de todas as equipes e também do público que prestigiou os jogos.

Hoje é o último dia para realizar a pré-inscrição para o vestibular verão 2015 do IFSul Câmpus Jaguarão

ifsul vestibular 2014

Encerra nesta quarta-feira, dia 29, o prazo para realizar a pré-inscrição para o Vestibular verão 2015 no Câmpus Avançado Jaguarão do IFSul, onde estão sendo ofertadas 16 vagas para o curso Subsequente Binacional de Técnico em Edificações (pré-requisito: Ensino Médio completo). Este curso tem duração de dois anos e será ministrado no turno da noite. Também estão sendo ofertadas duas turmas do curso Integrado de Técnico em Edificações (pré-requisito: Ensino Fundamental completo), uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, neste caso, para cada turma se ofertam 32 vagas. O curso tem duração de quatro anos e o aluno recebe a formação do Ensino Médio integrado com o Técnico.

A Pré-inscrição deve ser realizada no site do IFSul: http://processoseletivo.ifsul.edu.br.

É importante salientar que o pré-inscrito deve retornar no site a partir do dia 30 de outubro até o dia 05 de novembro para realizar a confirmação da pré-inscrição, se assim não o fizer, não constará nas listas no dia do vestibular.

Hoje a equipe do IFSUL Jaguarão está de plantão na sala 310 de Unipampa para auxiliar às pessoas que não possuem acesso a internet ou tenham encontrado alguma dificuldade em realizar a inscrição no site.

Vestibular IFSUL – 2015

Dia do Servidor Público

28 DE OUTUBRO SERVIDOR PUBLICO

O Gabinete do Prefeito, o Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Administração parabenizam a todos os servidores municipais pelo dia do servidor público, a ser comemorado na data de 28 de outubro.

Aproveitamos a oportunidade para enaltecer a importância de todos os servidores do nosso Município, os quais são imprescindíveis para o funcionamento da máquina pública, reiterando a nossa gratidão a todos vocês que, como servidores públicos, desempenham com respeito, eficiência, zelo e dedicação suas funções junto à população jaguarense.

Neste dia especial, parabenizamos e agradecemos o empenho de todos aqueles que, através de seu trabalho, lutam pela construção de uma sociedade melhor.

Assim sendo, em homenagem a quem faz a diferença no nosso Município, através do DECRETO de nº 237, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014, foi decretado ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro, sendo que não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Jaguarão.

Escola Lauro Ribeiro promove 2ª edição dos jogos rurais

Jogos Rurais 2

Na terça-feira (21) a Escola Lauro Ribeiro realizou a segunda edição dos Jogos Rurais, atividade que contou com campeonato de futebol de sete masculino e voleibol feminino. De acordo com a diretora da escola Iracema Goulart, a primeira edição dos jogos rurais aconteceu  no ano de 2013, com o objetivo de proporcionar um espaço de convivência entre os jovens  moradores do campo.

Nas duas edições o evento contou com a participação de escolas do município de Arroio Grande, sendo que neste ano estiveram presentes alunos das escolas Cândida Haubmann e Visconde de Mauá.

Na avaliação da direção da escola a realização dos jogos foi mais uma vez positiva para os estudantes. “ O evento cumpriu sua finalidade, que é integrar  os jovens do campo através do esporte, desenvolvendo atividades físicas e preservando a saúde”, finalizou Iracema.

Confira o resultado final das competições:

Futebol de Sete

Campeão: Escola Lauro Ribeiro (Jaguarão)

Vice Campeã: Escola Cândida Haubmann (Arroio Grande)

Voleibol

Campeã: Visconde de Mauá (Arroio Grande)

Vice Campeã: Escola Cândida Haubmann (Arroio Grande)

Comunicado – Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação e Desporto comunica que estão suspensas as aulas desta quinta-feira (16) na Escola Municipal Ceni Soares Dias em virtude do mau tempo.

Mais informações através do telefone 53 3261-2003.

Informe sobre a merenda escolar

Com o objetivo de esclarecer a comunidade escolar da rede municipal de ensino a respeito da merenda escolar neste mês de outubro, a Secretaria de Educação e Desporto destaca que durante este mês o setor atendeu a solicitação de todas as escolas da rede para contemplar o cardápio especial alusivo ao dia das crianças, assim como procura sempre atender todos os pedidos para as festividades como, por exemplo, aniversário das escolas e passeios sempre pensando em ofertar o melhor para o aluno.

A Secretaria ainda informa que o setor de Alimentação Escolar da SMED tem como responsáveis a coordenadora Berenice Faria Nunes e a Nutricionista Thaís Borba Cunha.

Interessados em mais detalhes podem entrar em contato com a Secretária de Educação em exercício, Raquel Couto Moreira.

Comunicado Oficial sobre o cancelamento do desfile neste domingo

A Secretaria de Educação e Desporto comunica a população jaguarense que os desfiles da Parada da Infância 2014 que aconteceriam amanhã a partir das 14h na Avenida 27 de Janeiro foram cancelados em virtude do mau tempo. 
Ainda segundo a secretaria a nova data será no próximo domingo, 19 de outubro, no mesmo horário.

Escolas Infantis desfilam neste domingo

As escolas de Educação Infantil da rede municipal, estadual e particular desfilam na tarde deste domingo (12), a partir das 14h,  na Avenida 27 de Janeiro, na Parada da Infância 2014. Integrando a programação também está previsto o encerramento do desfile com a Marcha das Vitoriosas, organizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Conforme a Secretaria de Educação e Desporto, organizadora da Parada da Infância, a concentração dos participantes será na Rua Barbosa Neto, na esquina da agência dos Correios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

Confira a ordem dos desfiles:

- ESCOLA INFANTIL PEQUENO MUNDO

- EMEI SEMENTINHA

- CENTRO DE RECREAÇÃO TURMA DO MICKEY

- EMEI CASA DA CRIANÇA

 

- ESCOLA INFANTIL BRANCA DE NEVE

- EMEI PEDACINHO DO CÉU

- ESCOLA INFANTIL CHAPEUZINHO VERMELHO

- EMEI PATO DONALD

 

- ESCOLA INFANTIL LULUZINHA

- ESCOLA INFANTIL CORAÇÃO PEQUENINO

- EMEI CEBOLINHA

- ESCOLA INFANTIL BRINCAR E APRENDER

 

- EMEI BOLINHA

- EMEI PROF.ª VERDINA RAFFO

- EEEF PIO XII
- EEEM HERMES PINTOS AFFONSO 10° - LIGA DE COMBATE AO CÂNCER
   

 

Prefeitura dá início ao Campeonato de Futsal 2014 Taça Alex Pitoni

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

A noite de sexta-feira (26) foi marcada pela abertura do Campeonato de Futsal 2014-Taça Alex Pitoni. A cerimônia foi realizada no Ginásio da Integração, com a presença de autoridades, atletas e um grande público que já estava preparado para acompanhar os primeiros jogos do final de semana.

Durante a abertura o prefeito Cláudio Martins falou sobre o homenageado Alex Pitoni, ex coordenador do Núcleo de Esportes do Município, campeão pela seleção de Jaguarão e grande atleta e incentivador do esporte. “ O Alex  tem um papel fundamental neste processo que estamos vivendo hoje no esporte jaguarense, em especial no futsal, como estamos vendo neste momento com um grande número de novos atletas das categorias de base”, disse o prefeito fazendo referências a mãe de Alex, Zoila que estava presente no Ginásio, e ao pai, seu Pitone que faleceu recentemente.

O prefeito ainda agradeceu a todos que organizam e participam deste processo, qualificando a cada ano o campeonato. “ Que alegria saber que este campeonato contará com  cerca de 1200 atletas, entre homens e mulheres, da mais tenra idade até os veteranos. Isso é fruto de um ambiente de dedicação, organização e acima de tudo, de respeito a todos que praticam futebol de salão”, disse.

Também presente no evento o vice-prefeito Lisandro Lenz destacou o crescimento e a organização do esporte em Jaguarão, que é fruto de um trabalho coletivo e de uma decisão de governo em investir para que se avance no esporte. Ele salientou os investimentos para a reforma e modernização do Ginásio Dario de Almeida Neves (Ferrujão) que está em andamento e que  irá tornar o local um dos principais espaços para a prática de esportes na região.

Ao ser anunciado para a cerimônia de abertura o homenageado Alex Pitoni foi muito aplaudido pelo público presente, o que demonstrou a admiração e o respeito que Alex tem junto a comunidade jaguarense, em especial com as pessoas do meio esportivo. Em seu discurso ele agradeceu a homenagem, a parceria dos colegas e a confiança do prefeito Cláudio, na época em que foi dirigente do Núcleo de Esporte e Lazer. Emocionado, ele agradeceu a sua família e dedicou a homenagem a seu pai, que sempre foi um exemplo em sua vida e um grande incentivador do esporte, contribuindo com a formação de centenas de crianças e jovens na cidade.

Ao final do discurso das autoridades Alex Pitoni deu o pontapé inicial no jogo entre América X União  abrindo oficialmente o Campeonato.

Participaram também da cerimônia de abertura o presidente do Legislativo, Oberte Paiva, os vereadores Ariom Moreno e Roseli Calvetti, o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, Peter Suarez, o representante da SMED, Vitor Hugo Almeida, o representante do 12ª RCMec, Tenente Mello e o homenageado do campeonato de 2013, Pedro Oliveira “Carioca”.

Saiba mais: O Campeonato Municipal de Futsal Taça Alex Pitoni será realizado aos finais de semana, no Ginásio da Integração, até o dia 28 de dezembro. A competição contará com a participação de  30 equipes das categorias de base (sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17) e com 34 equipes das categorias adulto (veterano, prata e ouro). Entre as novidades deste ano destaque para a participação de 4 equipes femininas: M-4, Tio Bené, A.R.B., Palestina e Bela Vista.

Governo do Estado entrega dois mil netbooks para escolas estaduais de Jaguarão

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de quarta-feira (24) o prefeito Cláudio Martins ao lado do secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo participou da solenidade em que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou a entrega de dois mil netbooks para oito escolas da rede estadual de Jaguarão. O ato foi realizado na Biblioteca Pública Municipal e contou com a presença de um grande público, entre eles alunos, professores, pais e autoridades.

A iniciativa faz parte do Programa Província de São Pedro (PSP), que prevê a distribuição de computadores para alunos e professores de escolas da rede pública estadual localizadas em região de fronteira. Em Jaguarão, 129 professores e 1.734 alunos receberam os netbooks, que tiveram investimento de R$ 1,3 milhão.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a  secretaria já adquiriu 115 mil equipamentos, superando a meta prevista para o final deste ano. Ele destacou que dentro deste programa o Governo do Estado já investiu mais de R$ 85 milhões na aquisição dos computadores, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores. “ A modernização tecnológica não exclui nossa história, ao contrário, oportuniza o fortalecimento de nossas raízes e a construção de nosso futuro. O computador é mais um instrumento pedagógico para qualificar o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos”, destacou Azevedo.

Para o prefeito Cláudio Martins, é uma grande alegria poder presenciar mais um momento histórico que traz importantes benefícios para os estudantes jaguarenses. Ele afirmou que esta ação de inclusão digital também representa uma ação de cidadania. “ Temos que reconhecer a importância deste investimento do Governo do Estado. Certamente a disponibilização destes equipamentos irão trazer uma nova realidade para estas crianças e jovens, impactando positivamente na formação destes alunos”, disse.

Para o estudante do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, Maicou Alecsander Quadro, 9 anos, a chegada dos netbooks será muito positiva. “ Achei muito legal. Eu vou poder estudar bastante, pesquisar muitas coisas e isso será importante para meu futuro”, afirmou com muita alegria.

Também fizeram parte da mesa de abertura  o  titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Círio Almeida, o presidente do Legislativo, Oberte Paiva, a secretária Municipal de Educação, Maria da Graça Souza, a diretora da escola Joaquim Caetano da Silva, Simone Acosta, a professora da escola Espírito Santo, Maura Jorge e a aluna do Colégio Carlos Alberto Ribas, Manuela Faria.

O ato contou ainda com o momento cultural apresentado pelos alunos do Mais Educação da escola Hermes Pintos Affonso, acompanhados do professor Magnun Machado.

Escolas contempladas: Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas, Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Quitéria, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Alcides Marques, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Manoel Amaro Junior, Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso.