Secretaria de Educação e Desporto

4ª Feira Binacional do Livro encerra com grande sucesso

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Encerrou no domingo (07) a 4ª edição da Feira Binacional do Livro, um dos principais eventos culturais da região que durante 10 dias movimentou a fronteira. Realizada no Largo das Bandeiras, no centro histórico de Jaguarão, a Feira teve um público de aproximadamente 25 mil pessoas, sendo que além do público local, também circularam pelo evento visitantes do Uruguai, de diversas cidades do Estado e inclusive da Argentina.

Apontada por muitos turistas como umas das melhores Feiras da região sul, o evento em Jaguarão destacou-se mais uma vez pela pluralidade de atrações. No espaço principal, o Largo das Bandeiras, o público teve acesso a um espaço dedicado a venda de livros com a presença de 12 livrarias, ampla praça de alimentação com diversidade de bebidas e comidas, espaço institucional, onde foram realizados diversos lançamentos de livros, exposições e sessões de autógrafos, além do palco de shows, onde foram realizadas 30 apresentações musicais, entre elas, de artistas locais e da região sul, do Uruguai e também músicos de renome nacional, como a sambista Leci Brandão, que atraiu milhares de pessoas. Sobre os shows da Feira destaque para a diversidade de estilos, onde o público teve a oportunidade de assistir shows de grandes nomes da música gaúcha, além de artistas de destaque na cena do rock, reggae, samba, rap, canto popular uruguaio, entre outros.

Além deste espaço principal ainda foram realizadas atividades, na Casa de Cultura de Rio Branco (UY), no campus da Unipampa e na Praça Alcides Marques, onde diariamente estava a Biblioteca Itinerante, com livros e atividades para as crianças, e local onde também foram realizadas duas Feiras de trocas de livros, entre outras ações. A Biblioteca Pública Municipal também foi outro ambiente que sediou atividades da Feira, entre elas, um grande encontro entre o patrono da 4ª Feira Binacional do Livro, o escritor Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares e o patrono da última edição da Feira Binacional o jaguarense Aldyr Garcia Schlee. Na oportunidade foi realizada uma mesa redonda mediada pelo professor Carlos Rizzon (Unipampa), onde as obras dos dois escritores estiveram em foco, com destaque aos acontecimentos históricos de Jaguarão, tão presentes nas obras de Eduardo e Schlee.

 De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a 4ª edição da Feira dá sequência a um projeto iniciado em 2009, primeiro ano de governo da administração do prefeito Cláudio Martins. Ele destaca que após uma interrupção de dois anos, a Prefeitura Municipal de Jaguarão retoma a atividade de uma forma grandiosa. “Foi um grande evento que ofereceu aos jaguarenses e demais visitantes excelentes shows contemplando todas as matizes culturais, oficinas, obras de todos os gêneros, atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, que envolveu escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, entre outros convidados”, observa.

Ainda segundo Porto, a Feira Binacional do Livro objetiva popularizar o livro e a leitura, bem como colocar a disposição do público uma diversificada gama de atividades culturais. “Avaliamos a realização da feira como um evento consolidado no ideário cultural da nossa população”, complementa.

Sobre questões a serem melhoradas para a próxima Feira o secretário de Cultura e o coordenador do evento, Paulo Khader, apontam a qualificação dos espaços das livrarias e também dos banheiros. Khader destaca que a ideia para a 5ª edição é alterar o layout da Feira deixando um espaço maior para que as pessoas circulem entre as livrarias e alterar o local do palco para que o som tenha menos impacto no espaço dedicado a venda dos livros.

A 4ª Feira Binacional do Livro foi uma realização da Prefeitura de Jaguarão em parceria com a Sociedade Independente Cultural (SIC), co-realização Sistema Fecomércio e SESC-RS, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Corsan e apoio da Câmara de Vereadores, Unipampa, Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e Município de Rio Branco.

Papai Noel visita alunos da Escola Pompílio Almeida Neves

IMG_3205

Fotos: Fernanda Cassel

Na quinta-feira (12) os alunos da Escola Rural Pompílio Almeida Neves tiveram uma manhã de festa, com lanche especial e visita do Papai Noel, que chegou com presentes para todas as crianças. Felizes pela visita os pequenos ficaram radiantes, abraçando e agradecendo o bom velhinho que chamou cada um pelo nome e entregou as lembranças.

A iniciativa foi da professora Eni Ribas, que fez questão de destacar o apoio das voluntárias Nice Cristina Pereira, Ana Paula Noda e Magda Chagas, que conseguiram diversas doações da comunidade. Ainda conforme a professora, além desta atividade na Escola as voluntárias estarão realizando outras ações em localidades carentes do município.

O vice-prefeito Lisandro Lenz e a secretária de Educação, Roseli Calvetti, também prestigiaram a festa que contou ainda com a presença da equipe da escola, da coordenadora das escolas rurais, Lisonete Pinheiro e da diretora da escola Lauro Ribeiro, Iracema Goulart.

A Escola Pompílio A. Neves fica localizada na comunidade da São Luiz e atende 11 alunos.

SMED COMUNICA: Inscrições para Escolas de Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto comunica que as inscrições para o preenchimento de vagas nas escolas de educação infantil da rede municipal foram prorrogadas até o dia 19 de dezembro. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Educação e Desporto, das 8h às 13:30h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

Turma do curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação da UAB participa de encontro

Foto: Divulgação/UAB

Foto: Divulgação/UAB



No dia 22 de novembro, nos turnos da manhã e tarde, foi realizado na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB) um encontro da turma do curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, ofertado pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG).
As professoras da FURG, Sueli  Thomazine (tutora a distância) e Regina Barwaldt (coordenadora do curso), abordaram assuntos como: alfabetização digital, metodologias educativas, normas para apresentação de trabalhos, entre outros. Além disso, realizaram diversas atividades práticas com os pós-graduandos.

Roseli Calvetti assume Secretaria de Educação e Desporto

Fotos: Decom/Prefeitura de Jaguarão

Fotos: Decom/Prefeitura de Jaguarão

Desde a última quarta-feira (12) a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) está sob novo comando. No cargo de secretária está Roseli Calvetti, que deixou o Legislativo temporariamente para assumir a SMED ao lado do secretário adjunto, Vitor Hugo Almeida e do novo diretor administrativo Pablo de Mello. Com essa mudança a cadeira de Roseli na Câmara de Vereadores foi ocupada pelo primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores, Rodrigo Machado da Costa.

Na tarde de segunda-feira (17) a Prefeitura Municipal realizou na Biblioteca, o encontro “Desafios para a Qualidade da Educação em Jaguarão”, onde o tema foi abordado e oportunidade em que foi feita a apresentação da nova equipe da SMED. Fizeram parte da mesa o prefeito Cláudio Martins, o presidente da Câmara, Oberte Paiva, o coordenador da 5ª CRE, Círio Almeida e a nova secretária Roseli Calvetti. Na plateia estavam professores, equipes diretivas das escolas, presidentes de conselhos, lideranças sindicais, secretários municipais e coordenadores de instituições. O vice-prefeito Lisandro Lenz e os vereadores Rodrigo Machado e Miriam Coelho também estavam presentes.

Em sua fala a secretária Roseli agradeceu a presença de todos e destacou que retorna a Secretaria de Educação atendendo a um pedido do Executivo. “Sei dos desafios e responsabilidades que teremos que enfrentar, mas sinto-me confiante e segura, pois esta não é uma caminhada solitária, já que terei o apoio de muitas pessoas”, observou.

Roseli também apresentou a nova equipe da secretaria, salientando que a coordenação pedagógica está sendo compartilhada pela equipe e o setor está em processo de organização de nova coordenação. Outra questão destacada sobre a estrutura da secretaria é em relação ao setor financeiro, que passa a ser unificado, concentrando a demanda de todos os setores da secretaria.

A nova secretária abordou também o tema do cumprimento da carga horária dos professores e falou sobre o piso do magistério. Ela ainda comentou sobre os avanços que a educação do município teve nos últimos anos e enfatizou que sua gestão será focada na boa relação e na boa conversa. “Vamos procurar soluções compartilhadas e precisamos juntos repensar muitas questões. Nós reconhecemos o trabalho desenvolvido pelas escolas e valorizamos muito as ações da sala de aula e nossa ideia é que isso avance cada vez mais e que possamos mostrar para a comunidade os bons projetos desenvolvidos dentro das escolas”, disse.

O prefeito Cláudio Martins falou sobre sua confiança no trabalho de Roseli a frente da secretaria e fez uma fala de reflexão sobre diversos temas do magistério. Ele comentou sobre o tema do IDEB e as diferenças nos resultados das séries iniciais e finais, os benefícios que surgem com programas como o Mais Educação, estruturas como as salas de atendimento de educação especial e a própria Unipampa, que agregam elementos importantes para a qualificação do trabalho educacional.

Ao final do encontro a secretária Roseli destacou que em breve estará realizando um contato mais direto nas escolas, o que ainda não foi possível devido as mudanças de gestão e logística na secretaria.

Apresentação de dados: Durante sua fala a secretária Roseli destacou que hoje Jaguarão conta com 360 professores na rede municipal e 2.448 alunos, distribuídos em sete escolas de educação infantil, sete escolas de ensino fundamental e cinco escolas do campo. Ela citou a ampliação no número de vagas, sendo que em 2008 havia 348 e neste ano já são quase 500.

Em relação ao concurso público ela disse que foram nomeados 10 secretários de escolas, 17 zeladores, sete professores de educação especial, 23 professores de séries iniciais, 27 professores de educação infantil, dois professores de língua espanhola, dois professores de educação física e três professores de português.

Ela também comentou sobre a gratificação de 60% para os professores multisseriados do campo e gratificação para os coordenadores da educação infantil, a criação do sistema municipal de educação que passou por um longo processo de  trabalho e debates, a consolidação da UAB, Unipampa e IFSul em Jaguarão, entre outros temas.

Audiência Pública – Orçamento 2015

orcamento 2015

Nesta sexta-feira (14) a Prefeitura Municipal de Jaguarão estará realizando na Câmara de Vereadores Audiência Pública sobre o Orçamento 2015.

Escolas Infantis desfilam neste sábado

As escolas de Educação Infantil da rede municipal, estadual e particular desfilam na tarde deste sábado (15), a partir das 16h, na Avenida 27 de Janeiro, na Parada da Infância 2014, atividade que havia sido cancelada no mês de outubro.

Conforme a Secretaria de Educação e Desporto, organizadora da Parada da Infância, a concentração dos participantes será na Rua Barbosa Neto, na esquina da agência dos Correios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

 

Confira a ordem dos desfiles:

- ESCOLA INFANTIL PEQUENO MUNDO

- EMEI SEMENTINHA

- CENTRO DE RECREAÇÃO TURMA DO MICKEY

- EMEI CASA DA CRIANÇA

 

- ESCOLA INFANTIL BRANCA DE NEVE

- EMEI PEDACINHO DO CÉU

- ESCOLA INFANTIL CHAPEUZINHO VERMELHO

- EMEI PATO DONALD

 

- ESCOLA INFANTIL LULUZINHA

- ESCOLA INFANTIL CORAÇÃO PEQUENINO

- EMEI CEBOLINHA

- ESCOLA INFANTIL BRINCAR E APRENDER

 

- EMEI BOLINHA

- EMEI PROF.ª VERDINA RAFFO

- EEEF PIO XII
- EEEM HERMES PINTOS AFFONSO  

Secretaria de Educação e Desporto vence o Torneio do Funcionalismo

sec edu

Nos dias 27 e 28 de outubro foi realizado no Ginásio da Integração mais um Torneio de Futsal do Funcionalismo, atividade de esporte e lazer que marca o dia do servidor público. Conforme os organizadores este ano o torneio contou com a participação de seis equipes, sendo elas, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Prédio da Prefeitura Municipal e Motoristas da SMED. A arbitragem foi de Gilmar Dufau e Dardo Acosta.

Pelo sexto ano consecutivo o título de campeã ficou com a equipe da Secretaria de Educação e Desporto. Já o vice-campeonato ficou com a equipe dos motoristas da SMED e em terceiro lugar a equipe do Prédio da Prefeitura.

Os organizadores agradecem a participação de todas as equipes e também do público que prestigiou os jogos.

Hoje é o último dia para realizar a pré-inscrição para o vestibular verão 2015 do IFSul Câmpus Jaguarão

ifsul vestibular 2014

Encerra nesta quarta-feira, dia 29, o prazo para realizar a pré-inscrição para o Vestibular verão 2015 no Câmpus Avançado Jaguarão do IFSul, onde estão sendo ofertadas 16 vagas para o curso Subsequente Binacional de Técnico em Edificações (pré-requisito: Ensino Médio completo). Este curso tem duração de dois anos e será ministrado no turno da noite. Também estão sendo ofertadas duas turmas do curso Integrado de Técnico em Edificações (pré-requisito: Ensino Fundamental completo), uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, neste caso, para cada turma se ofertam 32 vagas. O curso tem duração de quatro anos e o aluno recebe a formação do Ensino Médio integrado com o Técnico.

A Pré-inscrição deve ser realizada no site do IFSul: http://processoseletivo.ifsul.edu.br.

É importante salientar que o pré-inscrito deve retornar no site a partir do dia 30 de outubro até o dia 05 de novembro para realizar a confirmação da pré-inscrição, se assim não o fizer, não constará nas listas no dia do vestibular.

Hoje a equipe do IFSUL Jaguarão está de plantão na sala 310 de Unipampa para auxiliar às pessoas que não possuem acesso a internet ou tenham encontrado alguma dificuldade em realizar a inscrição no site.

Vestibular IFSUL – 2015

Dia do Servidor Público

28 DE OUTUBRO SERVIDOR PUBLICO

O Gabinete do Prefeito, o Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Administração parabenizam a todos os servidores municipais pelo dia do servidor público, a ser comemorado na data de 28 de outubro.

Aproveitamos a oportunidade para enaltecer a importância de todos os servidores do nosso Município, os quais são imprescindíveis para o funcionamento da máquina pública, reiterando a nossa gratidão a todos vocês que, como servidores públicos, desempenham com respeito, eficiência, zelo e dedicação suas funções junto à população jaguarense.

Neste dia especial, parabenizamos e agradecemos o empenho de todos aqueles que, através de seu trabalho, lutam pela construção de uma sociedade melhor.

Assim sendo, em homenagem a quem faz a diferença no nosso Município, através do DECRETO de nº 237, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014, foi decretado ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro, sendo que não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Jaguarão.