Secretaria de Educação e Desporto

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura de Jaguarão

Comunicado Estagio

A Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Administração, em conjunto com o Instituto Eccos/Eccos Estágios, anuncia que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio remunerado na Prefeitura.

Conforme o edital o processo seletivo prevê a formação de cadastro reserva para diversas áreas, destinadas para estágio de Nível Médio, Superior e Técnico, ou na modalidade de ensino de Jovens e Adultos-EJA.

Ainda segundo o edital os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela Internet, através do site http://eccosestagios.com.br.   Cabe destacar que a inscrição é gratuita e o prazo encerra no dia 13 de julho de 2015.

O edital completo com todas as informações e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da Eccos, através do endereço http://eccosestagios.com.br ou também no site da Prefeitura de Jaguarão, através do link http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Edital-n%C2%BA-01.2015-est%C3%A1gio-profissional-remunerado.pdf.

Jogos de Futsal irão marcar este final de semana em Jaguarão

IMG_1572 - Cópia

foto: Roberto Luzardo

 

Neste sábado (04) e domingo (05) o Ginásio da Integração será palco de três importantes jogos de futsal, já que equipes sub-11 e adulta do DC Navegantes Jaguarão entrarão em quadra pelos seus respectivos campeonatos estaduais.

No sábado (04) às 17h a garotada do sub-11 joga sua primeira partida em casa pelo Estadual da categoria, tendo como adversário o Paulista (Pelotas). Logo mais às 20h é a vez do time principal do DC Navegantes/Jaguarão entrar em quadra pela Série Prata 2015, enfrentando o União Futsal (Nova Petrópolis).

No domingo (05), às 17h, o sub-11 volta a quadra, desta vez para enfrentar o Brilhante (Pelotas).

América é o grande campeão do Campeonato Varzeano

11539599_380938275438192_5279830880698215154_n

foto: Fernanda Barbier

 

A tarde de domingo (28) foi de muito futebol no Campo Municipal, no bairro Kennedy. A final do Varzeano contou com um grande público que prestigiou o jogo entre América Futebol Clube e Mauá/ Escritório Rural Tarumã.

Como no primeiro jogo da final, onde o América foi vitorioso por 2 x0 contra o Mauá, no domingo a façanha se repetiu, terminando em 5×2 e consagrando o América como o grande campeão.

O  Varzeano 2015 teve início no mês de abril e contou com a participação de oito equipes, sendo uma representante da cidade vizinha de Rio Branco (Uruguai). A realização do campeonato foi da Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação e Desporto.

Confira as demais premiações:

4° lugar: Camaleão Futebol Clube

3° lugar: Peladeros JR

2° lugar: Mauá Escritório Rural Tarumã

Defesa menos vazada: Argelino Furtado (América)

Goleador: William Fernandes (América)

Escolhido o símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 

campanha exploração sexual

Foram 09 desenhos e cerca de 800 pessoas participando da escolha do símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, através do CREAS. Os desenhos foram feitos por alunos das escolas da cidade. Na primeira etapa cada escola elegeu o desenho que a representaria na escolha municipal. A votação popular aconteceu de 22 a 25 de junho no saguão da Prefeitura.

O desenho escolhido foi de Alessandra Roballo, aluna do 7º ano da Escola Municipal General Antônio de Sampaio. “Estou muito feliz, pude mostrar para as pessoas o meu desenho. Adoro desenhar. Inclusive pedi para meu pai para fazer um curso de desenho para poder me especializar”, contou a menina.

Premiação  

IMG_0246

foto: Fernanda Barbier

 

A entrega da premiação e dos certificados de participação aconteceu na segunda-feira (30) pela manhã no Gabinete do Prefeito e contou com a presença do prefeito Cláudio Martins, do vice-Prefeito Lisandro Lenz, do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória, da secretária de Educação Roseli Calvetti, dos representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA) e de Assistência Social, do gerente da Loja Deltasul,  Jorge Ramos, além dos professores e alunos envolvidos.

Na ocasião o secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela secretaria no que diz respeito aos cuidados com as crianças e adolescentes. “Sempre fizemos atividades que envolveram a comunidade, mas desta vez foi diferente. Conseguimos de uma forma lúdica e participativa, envolver as escolas e a comunidade em geral no debate de um tema difícil de ser trabalhado”, conta.

Para marcar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura realizou a apresentação de uma peça teatral voltada para o tema. Todas as escolas do município tiveram a oportunidade de assistir, daí a inspiração para construir o símbolo da campanha. “Foi um processo muito rico, de participação e envolvimento da cidade. Tivemos um desenho escolhido, porém acredito que quem venceu foi Jaguarão, já que este importante tema foi debatido em vários espaços do município”, ressaltou Marcelo.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz o selo será uma marca que dará continuidade ao debate sobre a violência contra crianças e adolescentes. “Precisamos encarar de frente estes temas para combater e buscar soluções”, acrescentou. Lisandro ressaltou também a parceria da empresa Deltasul que doou a bicicleta, premiação do concurso. “A Deltasul mostra com esta atitude o seu compromisso com a sociedade, a sua responsabilidade social”, destacou.

O prefeito Cláudio Martins fez questão de parabenizar toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social envolvida no processo, principalmente à coordenadora do CREAS, Cristiane Araújo.  “Discutir um tema complicado como este não é tarefa fácil. É preciso envolver a sociedade para que esteja atenta a esta questão. Por isso é preciso ser tratado na base, família e escola, ao mesmo tempo, com a reserva que o tema exige. A Secretaria de Desenvolvimento Social está de parabéns”.

Cláudio também ressaltou os investimentos realizados na pasta, que vem transformando a realidade social da cidade. “ Investir e garantir os direitos sociais básicos da população, cria um processo de lucidez em relação ao espaço que a gente ocupa”, finalizou.

Prefeito e Vice visitam ação do Programa Abrace no bairro Kennedy

IMG_0116

Foto: Maria Fernanda Passos

 

O prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz estiveram na quinta-feira (25) pela manhã em visita à Praça do bairro Kennedy, onde vem sendo desenvolvido o Programa Abrace.  A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos estará no local até o final da semana que vem. Até o momento já foram realizadas a colocação de refletores a fim de melhorar a iluminação da Praça, pintura do meio fio do entorno e a colocação dos brinquedos e bancos feitos com pneus. Também será realizado o levantamento do meio fio da calçada que dá acesso à rua lateral à escola, com a finalidade de transformá-la em um passeio público (calçadão).

A felicidade em ter uma Praça “nova” era visível no rosto dos meninos do bairro, alunos da Escola Castelo Branco. “Vai ficar massa. Agora vamos ter brinquedos novos para nos divertir”, conta João Carlos.  “Queremos muito ajudar a pintar a quadra e os brinquedos”, disse entusiasmado Jimi Hendrix.

A Praça foi incluída no Programa Abrace no mês de maio, e desde então vem recebendo uma atenção redobrada. Também já foram realizadas a limpeza dos caminhos, a retirada de árvores comprometidas e o plantio de 25 novas mudas. Estão previstas ainda a requalificação da quadra de esportes, a construção de mesas de xadrez e dama e a pintura dos brinquedos.

Outras ações

Além da melhoria da Praça, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está trabalhando no patrolamento de todas as ruas do bairro, na recuperação do calçamento da Rua Barão Tavares Leite e até o final da semana que vem irá realizar o patrolamento e a drenagem do entorno das 50 casas populares que estão sendo construídas no local.

Votação Popular irá eleger o símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

vote

Arte: Fernanda Barbier

 

 Terá início na segunda-feira, 22 de junho, a votação popular que irá escolher o símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os desenhos estarão expostos no saguão da Prefeitura Municipal até o dia 25 de junho, onde a comunidade poderá conhecer os desenhos e votar no seu favorito. Uma equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) estará no local com uma urna de votação, das 8h às 15h.

Conforme a coordenadora do CREAS, Cristiane Araújo, os desenhos foram feitos por jovens entre 9 e 16 anos que assistiram a peça “Nosso Segredo”, da Companhia Teatral Xebebel (POA), apresentada no Largo das Bandeiras no início do mês de junho para todas as escolas do Município. A coordenadora explica ainda que os nove desenhos concorrentes foram escolhidos através de uma comissão formada em cada escola e que o estudante vencedor receberá uma bicicleta como prêmio.

A apresentação da peça teatral e o processo de escolha do símbolo municipal desta luta, assim como as visitas nas escolas e distribuição de materiais informativos, marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Educação e Desporto.

Participantes do concurso:

-Alessandra Roballo, Escola General Antônio de Sampaio.

– Andressa, I. E. E Espírito Santo.

-Daniel Mendes Arence, Escola Fernando C. Ribas.

-Érica Gonçalves, Escola Beloca Baltar.

-Isadora Calvetti Gonçalves, Escola Barão do Rio Branco.

– Kimberly Anahy Fernandes, Escola Padre Pagliani.

-Lavínia Feijó Gonçalves, Escola Lauro Ribeiro.

-Luis Fernando, Escola Alcides Pinto.

-Vitória C. da Rosa, Escola Ceni Soares Dias.

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão