Secretaria de Educação e Desporto

COMUNICADO: Suspensão de atualização de conteúdos nas redes sociais

13569948_10154257219162230_1004364419_o

Com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso às informações sobre nossos serviços a Prefeitura de Jaguarão criou seus canais nas redes sociais. Em nosso site, página do Facebook e Twitter, sempre priorizamos a divulgação de serviços oferecidos à população, eventos culturais e ações de diversas áreas do município.

Em nossos conteúdos e diálogos, através da nossa página, sempre trabalhamos com foco no interesse público e não permitimos que questões político-partidárias se confundissem ao papel institucional da Prefeitura. Por isso atendendo a Legislação Eleitoral e preservando o papel institucional destes espaços comunicamos que a atualização de conteúdos em nossos canais nas redes sociais ficará suspensa temporariamente.

Destacamos que os demais serviços no site seguem disponíveis e apenas a publicação de notícias ficará suspensa. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos envie um e-mail para ouvidoriaportalpmj@gmail.com ou entre em contato pelo telefone das secretarias municipais (contatos disponíveis no site).

Obrigada por acompanhar nossos canais de comunicação! Até breve!

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Prefeito Cláudio entrega premiação para estudantes vencedores de concurso 

IMG_3007

Foto: Fernanda Cassel

Hoje (16) pela manhã o prefeito Cláudio Martins recebeu em seu gabinete os estudantes de escolas municipais que foram premiados no concurso de redação e desenho com, o tema “Formas de Contribuir com o Meio Ambiente”, o qual integrou a programação da Semana do Meio Ambiente em Jaguarão.

Conforme o chefe do Núcleo de Educação Ambiental, Lucas Martinez a ação foi uma parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e secretaria de Educação e Desporto, que teve como objetivo oportunizar um momento de reflexão e diálogo sobre o meio ambiente. “A ideia foi despertar e reforçar a importância de cuidar do meio ambiente, através destes espaços privilegiados que são as escolas. São nestes espaços que as crianças começam a entrar em contato com a sociedade e nosso objetivo foi somar, já que sabemos que muitas escolas desenvolvem atividades importantes sobre este tema”, destacou.

O prefeito Cláudio Martins parabenizou muito os estudantes, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido por eles e salientou o trabalho qualificado que as escolas já vêm desenvolvendo na área ambiental. Martins falou também sobre questões ambientais de Jaguarão e abordou a questão dos cachorros soltos nas ruas, o que considera ser um tema que deve ser amplamente discutido com a sociedade.

Sobre esse último tema o chefe no Núcleo de Educação Ambiental comentou que a secretaria está trabalhando em ações sobre o assunto e que a ideia também é envolver as escolas.

Também participaram do ato a coordenadora pedagógica da SMED, Iracema Goularte, a assessora escolar da SMED, Carla Torman, a diretora da Escola Fernando Ribas, Túlia Arence, a professora da escola Lauro Ribeiro, Quelen Pinheiro e familiares dos alunos premiados.

Conheça os vencedores do concurso:

DESENHO:

1º Jorge de Lima Nunes, 7 anos  ( 2º ano da Escola Lauro Ribeiro)

2º Vitória Chafado Dutra, 7 anos ( 2º ano da Escola Fernando C. Ribas)

3º Carolina Nunes Batista 7 anos ( 2º ano da Escola Marcílio Dias)

REDAÇÃO

1º Manuela de Oliveira, 12 anos ( 7º ano da Escola Marcílio Dias)

2º Diuli da S. Paiva, 15 anos ( 8º ano da Escola Lauro Ribeiro)

3º Jonatas dos Santos Ribeiro, 10 anos ( 5º ano da Escola Fernando C. Ribas)

 Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

FUTSAL: Começou o Citadino 2016

IMG_5026

Fotos: Ulisses Couto

 

O Campeonato Municipal de Futsal 2016, organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Prefeitura de Jaguarão, começou no último final de semana, no Ginásio Integração. No sábado (11) foi realizada a cerimônia de abertura oficial, a qual contou com a presença do vice-prefeito Lisandro Lenz, do secretário de Educação, Alencar Porto, da presidente do Conselho de Educação e diretora da Unipampa, Ana Cristina Rodrigues e do coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, Manoel Mallet.

IMG_5030

O Campeonato seguirá até o mês de outubro, envolvendo mais de 1200 desportistas nas categorias de base e adulto, com jogos nas sextas, sábados e domingos.

A tabela completa e os resultados das rodadas podem ser conferidos clicando aqui.

 

  

Júlio Gonçalves participa de mais uma luta neste sábado em Montevidéu

julio

Foto: Arquivo Pessoal

 

O lutador de boxe jaguarense Júlio Gonçalves estará neste sábado (11) em Montevidéu (UY), onde às 20h enfrentará, na categoria cruzador, o uruguaio Maurício Barragan. O evento que vai contar com a presença de lutadores do Brasil, Uruguai e Argentina acontecerá no Apex-Cerro (Rua Haiti,1606).

De acordo com Júlio, que é supercampeão brasileiro (meio pesado) e campeão do Mercosul , nesta luta nenhum título estará em disputa, porém é mais um evento internacional que contribui para a projeção do nome da cidade e o reconhecimento do trabalho que é feito com o boxe em Jaguarão.

Sobre projetos futuros ele destaca que está trabalhando na organização do 6º Circuito de boxe amador e profissional, o qual deverá acontecer no mês de setembro em Jaguarão, com participação de atletas de São Paulo, Uruguai, Argentina e de diversas cidades gaúchas.

PUNHOS DE OURO: Júlio é professor e responsável pela Academia de Boxe Punhos de Ouro, que conta com cerca de 50 alunos (as). As aulas acontecem em espaço cedido pela Prefeitura de Jaguarão, que também apoia os eventos de boxe, com a disponibilização do Ginásio.

Junto à academia, Júlio mantém o projeto social Nocauteando as Drogas, oportunidade em que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social recebem aulas gratuitas de boxe. “ Trabalhamos com crianças e estimulamos o esporte, a disciplina e a concentração. Quanto mais crianças tiverem acesso ao esporte, são menos jovens que tendem a cair na violência e nas drogas”, destaca.

Departamento de Comunicação PMJ 

Prefeitura entrega Kits de Compostagem para escolas

IMG_2852

Foto: Divulgação/Escola Marcílio Dias

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado no dia 5 de junho e para marcar a data as secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Educação e Desporto estão realizando algumas atividades nas escolas.

Na terça-feira (07) o Núcleo de Educação Ambiental iniciou a entrega de kits de compostagem para as escolas municipais. A primeira escola a ser visitada foi a Marcílio Dias. “A Prefeitura adquiriu 30 kits de compostagem e optamos por fazer a entrega destes kits nas escolas, pois acreditamos que elas são espaços privilegiados para a prática da educação ambiental. Além da entrega dos kits também estamos conversando com algumas turmas sobre o tema”, destaca o chefe do Núcleo e professor, Lucas Martinez, informando ainda que nas próximas semanas outras instituições estarão recebendo os kits, os quais serão distribuídos para todas as escolas municipais e estaduais, Apae e Unipampa.

Segundo Martinez a compostagem é um processo de decomposição dos resíduos orgânicos e uma forma de diminuir a quantidade de resíduos, eliminando impactos no meio ambiente, já que o produto da compostagem é totalmente benéfico para o solo. Ele salienta que o processo pode ser feito em feito em casa ou na escola e que a ideia é que o professor responsável pelo projeto, em cada escola, crie ações que integrem as turmas fortalecendo uma rede.

Também integrando as atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente está programada para esta sexta-feira (10) a premiação do concurso de redação e desenho, realizado nas escolas. Nos próximos dias também será confirmada a nova data para a realização de atividade em uma propriedade rural, a qual será realizada com alunos da APAE, que desenvolvem um projeto de horta e têm interesse pela temática.

No sábado (11) a partir das 8:30h, na Praça Alcides Marques, estão previstas ações que também marcam a Semana do Meio Ambiente, durante a Feira de Economia Solidária.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Prefeitura recebe 15 novos estagiários

IMG_2878

Foto: Fernanda Cassel

 

Hoje (8) pela manhã o prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz receberam 15 estudantes (ensino médio, superior e EJA) que irão estagiar na Prefeitura.

Durante o encontro Cláudio e Lisandro deram as boas vindas aos novos estagiários e destacaram a importância que eles terão dentro da Prefeitura, auxiliando na qualidade dos serviços prestados a população. Eles ressaltaram também que através do estágio os estudantes irão adquirir muita experiência e conhecimento que terão um papel significativo para suas vidas e para a carreira profissional.

Dos 15 novos estagiários, oito irão para a secretaria de Educação e Desporto, cinco para a secretaria de Saúde, um para secretaria de Desenvolvimento Social e um para a secretaria de Serviços Urbanos.

Também participaram do ato o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto da Silva, o secretário de Saúde, Celso Caetano, o secretário adjunto de Educação, Vitor Almeida, a secretária de Administração, Nicole Porto, a agente administrativa que coordena o setor de estágios, Daiane Alves e a estagiária da secretaria de Administração, Janine Rodales.

Departamento de Comunicação PMJ