Secretaria de Educação e Desporto

Equipes diretivas das escolas municipais são empossadas no Gabinete do Prefeito

diretoras

foto: Larissa Medeiros

 

Na manhã de segunda-feira (4) o prefeito em exercício, Lisandro Lenz e o secretário de Educação e Desporto, Alencar Porto, oficializaram a posse das equipes diretivas das escolas municipais de Jaguarão.

Durante o ato,  Lisandro parabenizou as novas diretoras assim como as reeleitas e ainda falou sobre a luta de anos do magistério para que se estabelecesse este processo democrático de escolha das diretoras de escola. “Neste período em que no nosso país temos discutido tanto sobre a garantia da democracia, aqui hoje abrimos o ano com este ato que é simbólico, mas que representa a importância da democracia, já que hoje estão sendo empossadas as equipes que foram escolhidas pela comunidade escolar, que participaram do processo e deram o seu voto”, observou.

A eleição para a escolha dos diretores das escolas municipais foi realizada no dia 25 de novembro de 2015 e teve acompanhamento e orientação do Conselho Municipal de Educação e de uma comissão mista, formada por membros do Conselho e da SMED. O período de gestão será de 3 anos.

Confira as novas equipes de direção das escolas:

EMEB Lauro Ribeiro

Diretora: Maria do Carmo Sampaio A. Teixeira

Vice: Gilnara Quadro Araujo Picanço e Dinara Dutra de Armas

 

EMEF General Antônio de Sampaio

Diretora: Adriana Rauback

Vice: Rosana Demarco

 

EMEF Padre Pagliani

Diretora: Tania Mara Pereira Rodrigues

Vice: Giaslaine Henke de Albuquerque e Maria Denise Rodrigues da Silveira

 

EMEF Fernando Corrêa Ribas

Diretora: Maria Tulia Mendes Arence

Vice: Flávio Pacheco Fagundes

 

EMEF Manoel Pereira Vargas

Diretora: Mara Sofia Passos

Vice: Clara Rosane Velasques da Rosa

 

EMEF Marcílio Dias

Diretora: Cecília Aida Nunes Acosta Xavier

Vice: Elisete Sena de Oliveira Extremera

 

EMEF Ceni Soares Dias

Diretora: Ana Cristina Nunes Pereira Dutra

Vice: Mara Regina Centena Silveira Vergara

 

EMEF Marechal Castelo Branco

Diretora: Maria Emília da Silva García

Vice: Marilene da Silva Pacheco

 

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

COMUNICADO: SOLICITAÇÕES DE TRANSPORTE ESCOLAR PARA 2016

transporte escolar

Reprodução

 

A coordenação do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Desporto comunica que as solicitações de uso do transporte escolar rural deverão ser realizadas no setor pedagógico da SMED, no período de 18 de janeiro até o dia 12 de fevereiro de 2016, tendo em mãos cópia de comprovante de residência e o atestado de matrícula do aluno.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

Representantes de diversos setores visitam obras do novo Campus IFSul Jaguarão

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

 

Uma das grandes obras que está em andamento em Jaguarão é o Campus do IFSul. Localizado no Corredor das Tropas, em área cedida pelo município, o novo espaço marca mais um importante passo para a área da educação do município e deverá mudar significativamente o perfil socioeconômico e urbanístico dos bairros do entorno. A obra, que está 60% concluída tem previsão de entrega para junho de 2016.

Na última semana representantes de diferentes setores da sociedade participaram de uma visita ao local, oportunidade em que o prefeito Cláudio Martins, o diretor do IFSul, Fabian Debenedetti e o engenheiro do IFSul, Carlos Plá conversaram com o grupo, mostrando a evolução da obra, explicando como será o funcionamento do Campus, os impactos que o IFSul terá na região, bem como possibilidades futuras para a vinda de novos cursos.

Segundo o prefeito Cláudio Martins ver esta obra evoluindo a cada dia é uma grande alegria e um orgulho. “Vejo com imensa alegria esta obra, pois sei o quanto ela vai beneficiar nossa população. Levar este investimento para o Corredor das Tropas, em que temos diversos bairros no entorno com alto índice de vulnerabilidade social, é uma maneira de diminuir abismos sociais. Será um novo momento para nossa fronteira e região e especialmente para a população mais carente da nossa cidade”, destacou.

Conforme informações do IFSul a obra que está sendo executada pela Engear Engenharia e Construções Ltda, da cidade de Sapiranga, prevê a construção de cinco blocos: guarita, multifuncional, oficinas, subestação transformadora e conjunto do reservatório metálico e da casa de bombas.

O bloco multifuncional, de 1245,10m², terá três salas de aula, biblioteca, miniauditório, recepção, gabinete do diretor e ambientes administrativos. Já o bloco de oficinas, com 725,63m², terá sala de desenho, laboratórios de informática e de análise de materiais e de solo, pavilhão para aulas práticas e marcenaria e área externa coberta para aulas práticas e depósito.

Além do terreno de 32.898,38m², onde o Campus está sendo construído, a prefeitura realizou a doação do antigo prédio da Secretaria de Obras do município, na Rua 20 de Setembro. Atualmente os cursos do IFSul vem sendo realizados em salas cedidas pela Unipampa.

 

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

 

Confira alguns trechos da entrevista com o diretor Fabian Debenedetti e saiba mais detalhes sobre o IFSUL Jaguarão

 

Número de alunos: Hoje o  IFSul possui 40 alunos em duas turmas do Técnico em Edificações integrado (manhã e tarde) e 80 alunos em três turmas do curso Técnico em Edificações subsequente binacional (noite). Além disso, o instituto também conta com duas turmas do Pró-funcionário ( Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar), totalizando 40 alunos. Para o início de 2016 está previsto o ingresso de mais 96 alunos.

Número de Funcionários: Em relação ao quadro de funcionários o diretor destaca que atualmente está composto por 14 docentes, 08 técnico-administrativos e dois gestores.

Avaliação Geral do Campus Jaguarão: O Campus Avançado Jaguarão é hoje o segundo maior campus dos cinco que compõem da terceira fase da expansão no IFSul em número de alunos.  Ainda sem local próprio e sem ter a condição de Campus pleno, como nos casos de Lajeado, Sapiranga e Gravataí, tomamos a decisão audaz de disponibilizar o Ensino Médio Integrado. Entendemos que esta oferta consolida a posição da escola na cidade, ainda que tenhamos que desenvolver um importante trabalho para que os jovens concluintes do Ensino Fundamental se apropriem desta alternativa na consecução dos seus estudos. Esta oferta respondeu a uma demanda emanada das audiências públicas que foram realizadas para a escolha dos cursos.

Este ano repercutimos os problemas de nível federal que são de público conhecimento e por este motivo postergamos algumas proposta de ampliação de oferta que implicava a vinda de mais vagas docentes. Este é o caso do PROEJA, esperemos que ainda possamos ofertar este curso na segunda metade de 2016.

O campus vem se consolidando também na relação com a comunidade em termos extracurriculares, temos constituído os seguintes núcleos com a finalidade de atuar tanto internamente como em relação com a comunidade nos seguintes temas: atendimento a portadores de necessidades específicas, gestão ambiental, economia solidária, assuntos afro-brasileiros e indígenas, gênero e diversidade, assuntos internacionais e, finalmente, cultura. No que se refere a extensão e pesquisa, temos vários projetos em andamento, dois deles com alunos bolsistas. Na assistência estudantil, estamos neste momento com 31 alunos atendidos com auxílio alimentação e auxílio transporte. Além dos alunos de Jaguarão e dos uruguaios de Rio Branco nos cursos binacionais, atendemos mais de dez alunos de Arroio Grande nas várias modalidades, o que nos faz uma escola da microrregião. Considerando que a escola iniciou seus cursos há um ano e meio e que a maioria dos servidores têm se incorporado ainda neste ano, podemos afirmar que estamos desenvolvendo um ótimo trabalho.

 

Impactos do novo prédio: O novo prédio é a cara que o Campus quer ter para a comunidade, uma escola bem equipada, com instalações à altura dos cursos oferecidos e do material humano com que trabalhamos, não só os alunos, como toda a comunidade do IFSul na cidade, terá espaços claramente definidos e condições adequadas de trabalho, no caso dos professores, e de estudo, no caso dos alunos. Por outro lado, a definição do nosso espaço na cidade vai nos permitir um trabalho mais afinado com o entorno do Campus, permitindo desenvolver parcerias com escolas e entidades dos bairros adjacentes que permitam que a comunidade se sinta dona do IFSul. Pretendemos, num caminho de mão dupla, levar a escola à comunidade para trazer a comunidade para dentro da escola.

 

Previsão para oferta de novos cursos: Esperamos ainda reformar o prédio da Rua 20 de setembro para ali desenvolver o curso de Técnico em Cozinha, aguardamos, ao longo de 2016, receber alguma sinalização do recurso para a remodelação do prédio. Isso está em estreita dependência com os acontecimentos da política nacional, do qual não podemos fugir. A oferta de mais cursos – além do curso de Técnico em Cozinha – também fica supeditada à transformação de campus avançado em campus pleno, o que nos permitiria solicitar mais vagas de professores e técnico-administrativos e com isso poder ofertar em outras áreas. Mas essa é uma batalha que junto à comunidade ainda daremos para fazer nosso projeto crescer e se consolidar definitivamente, com a vinda, inclusive, de cursos superiores.

 

 

Departamento de Comunicação – PMJ

Prefeitura anuncia processo seletivo para condutores

11062768_701861866581753_1334025204374256189_n

A partir desta quarta-feira (23) estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de 4 vagas temporárias para condutores. Os interessados devem fazer a inscrição na Secretaria de Administração, junto ao prédio da Prefeitura, de segunda a quinta, das 8h às 13h. O prazo encerra no dia 07 de janeiro de 2016.

Informações detalhadas sobre o processo podem ser conferidas no edital que está disponível no hall da Prefeitura ou no site do município através do link http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/EDITAL-DE-CONDUTORES-014-2015.pdf .

Departamento de Comunicação – PMJ

Audiência Pública – Orçamento 2016

12421640_1220719641277132_1251190560_n

 

 

A Prefeitura de Jaguarão realizará hoje (22) a Audiência Pública sobre o Orçamento 2016. A atividade está marcada para às 18h na Biblioteca Pública e é aberta a comunidade em geral.

 

 

Departamento de Comunicação – PMJ

Chega ao fim o Citadino 2015 – Taça Osvaldo Roque Antunes

Foto: Larissa Medeiros

Foto: Larissa Medeiros

Campeonato foi marcado por grandes jogos e excelente público

A Taça Osvaldo Roque Antunes chegou ao fim no último final de semana, no Ginásio Integração. Na sexta-feira (11), foram conhecidos os campeões infantis (categorias sub 9, sub 11 e sub 13), seguido dos adultos (veteranos, série prata e série ouro) no sábado (12), e domingo (13), houve a final juvenil (sub 15 e 17) e a final feminina.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, Manoel Mallet, desde agosto deste ano, 62 equipes estiveram envolvidas no citadino, com cerca de 1100 pessoas entre atletas e comissão técnica. Ele destaca que durante todo este período o Campeonato teve um grande público e excelentes jogos.

Sobre as premiações de sábado, Manoel ressalta que durante a cerimônia foi realizada uma homenagem à família de Osvaldo Roque Antunes, entregue a neta Camila e às filhas Luara e Sabrina. Na oportunidade os times campeões da série Prata e série Ouro, além de receberem os troféus e as medalhas, também receberam premiação em dinheiro do Sicredi e os jogadores destaques destas categorias receberam reconhecimento e premiação da Loja No Trote. Ainda ao longo da noite foram sorteados diversos brindes.

Na avaliação do vice-prefeito Lisandro Lenz, que realizou a entrega dos troféus e medalhas aos campeões no sábado (12), mais uma vez o  Citadino foi um grande sucesso, integrando a comunidade jaguarense com participação de pessoas de todas as idades e de diversos bairros, inclusive, com equipes de Arroio Grande e do Uruguai. “Gostaria de parabenizar os atletas e as atletas que participaram deste campeonato, bem como os integrantes das comissões técnicas, que se dedicaram durante todo este período. É importante também destacar o apoio do público que esteve presente prestigiando os jogos, da equipe do Núcleo de Esporte, da comissão organizadora e de todos que colaboraram para o sucesso deste campeonato”, finalizou.

Confira os vencedores:

Série Ouro

1º lugar: Mauá

2º lugar: Harmonia

 3º lugar: Andradas

Goleador: Kainã – Mauá (25 gols)

Defesa menos vazada: Bola Bola

Jogador destaque No Trote: Kainã (Mauá) 

Série Prata

1º lugar: La Máquina

2º lugar: Só Canelas

3º lugar: Camaleão

Goleador: Guga – Só Canelas (13 gols)

Defesa menos vazada: Mayer

Jogador destaque No Trote: Guga (Só Canelas)

Veterano

1º lugar – Martins e Guerra

2º lugar – União

3º lugar – AABB

Goleador: Paulinho – Martins e Guerra (12 gols)

Defesa menos vazada: Martins e Guerra 

Feminino

1º lugar: M4

2º lugar: Soccer Girls

3º lugar: Geração Forte

Goleadora: Tamara – M4 (11 gols)

Defesa menos vazada: Soccer Girls

 Sub 9

1º lugar: Galinho de Ouro

2º lugar: Pitoni

3º lugar: Tio Bené

Goleador: Arthur – Galinho de Ouro (8 gols)

Defesa menos vazada: Tio Bené

Sub 11

1º lugar: Mauá

2º lugar: Galinho de Ouro

3º lugar: Tio Bené

Goleador: Mika – Tio Bené (12 gols)

Defesa menos vazada: Tio Bené

Sub 13

1º lugar: Tio Bené

2º lugar: Mauá

3º lugar: Cerro

Goleador: Matias – Cerro (13 gols)

Defesa menos vazada: Tio Bené

Sub 15

1º lugar: Geração Forte

2º lugar: Vila Kennedy

3º lugar: Manoel Pereira Vargas

Goleador: Zé – Vila Kennedy (11 gols)

Defesa menos vazada: Geração Forte

Sub 17

1º lugar: Tio Bené

2º lugar: Cerro

3º lugar: M4

Goleador: Lucas – Tio Bené (11 gols)

Defesa menos vazada: Tio Bené

Confira mais imagens do citadino.

Departamento de Comunicação – PMJ