Secretaria de Educação e Desporto

Mais dois semifinalistas do Varzeano foram conhecidos neste final de semana

varzeano novo

Na tarde de domingo (10) foi realizada a 7ª rodada do Campeonato Varzeano, com dois excelentes jogos que foram decididos nos pênaltis. Com vitória sobre a A.E.R América  o time da A.R.B Palestina garantiu vaga na semifinal, assim como o G.E.Brasil que venceu a equipe do Jaguar F.C.

No próximo domingo, 17 de agosto, acontecerão as semifinais do Campeonato Varzeano como os seguintes jogos, a partir das 13:30h no Campo Municipal:

A.R.B. PALESTINA      X      MAUA/RG MOTOS.
G. E. BRASIL                X       CERRO/VIDROMIX.

Profuncionário do IFSul forma suas primeiras turmas em Jaguarão

Foto: Roberto Luzardo

Foto: Roberto Luzardo

O Profuncionário do IFSul formou  suas primeiras turmas dos  cursos técnicos na modalidade subsequente. A cerimônia de formatura aconteceu na noite de sexta-feira (08), na Biblioteca Pública de Jaguarão. Ao todo foram 49 funcionários formados distribuídos em 4 turmas: 10 Técnicos em Alimentação Escolar; 11 Técnicos em Infraestrutura Escolar; 12 Técnicos em Multimeios Didáticos e 16 Técnicos em Secretaria Escolar.

No estado são 14 polos formando funcionários de escolas da rede pública municipal e estadual nessas quatro frentes de atuação, possibilitando-lhes a qualificação e valorização como profissionais da educação.  O programa teve início no IFSul em 2012 e contempla cerca de 1.200 funcionários de escolas públicas de várias cidades do Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora-geral do programa no IFSul, Alexandra Garcia Mascarenhas,  a qualificação profissional,  por intermédio dos cursos do Profuncionário, proporciona a valorização dos funcionários  como educadores. “Isso repercute nas suas atuações dentro das escolas e nos avanços com relação aos direitos à profissionalização”, avalia.

Na formatura da última sexta estiveram presentes, como representantes do IFSul, João Francisco de Castro Collares (Diretor de Ensino) representando o reitor, Marcelo Bender Machado, Dagnon da Silva Ribeiro (Chefe de Departamento de Ensino Técnico de Nível Médio), representando o diretor-geral, Rafael Blank Leitzke e o Coordenador do Profuncionário no Campus Pelotas, Vagner Gregue de Almeida e Sérgio Ricardo Krüger, chefe de gabinete.

DSCN9012O Prefeito de Jaguarão, Claudio Martins, foi representado pela Secretária Adjunta de Educação e Desporto, professora Raquel Couto Moreira, que também respondia pela Secretária de Educação, professora Maria da Graça Souza.

O Polo UAB de Jaguarão foi representado pelo Coordenador do Polo, professor Alfredo Duarte de Paiva, pela funcionária homenageada, Eliane Espíndola, pela coordenadora do Profuncionário em Jaguarão, professora Carmem Angela Corrêa Araujo e pelos tutores presenciais das turmas, professores Alice Mara Bom, Mara Regina Moreira Veiga, Sônia Valli e João Carlos Pires dos Santos.

Saiba mais : O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação (MEC), de abrangência nacional, que proporciona formação a funcionários de escolas públicas. O objetivo é valorizar o trabalho de profissionais que atuam na área da educação, oferecendo cursos de formação técnica de nível médio nos Institutos Federais.

O IFSul, em parceria com a Setec/MEC e com financiamento da Rede e-Tec Brasil, está oferecendo sem custos para os servidores estaduais e municipais do RS, os cursos técnicos do Profuncionário.

Os cursos são executados na modalidade a distância, com transmissão de videoaulas nos polos de apoio presencial. As aulas práticas ocorrem no polo de apoio presencial, bem como nas escolas públicas conveniadas e selecionadas para esse fim. Os alunos recebem material impresso gratuitamente e contam com o apoio de tutoria presencial e a distância, além de equipe de apoio com professores formadores e ambiente virtual de aprendizagem.

Apesar da flexibilidade de horário e local, as atividades acadêmicas previstas, tais como leituras, exercícios, pesquisas e tarefas diversas, requerem uma dedicação média do aluno de 20 horas semanais.

Dentro dessa carga horária, há um encontro semanal no Polo UAB de apoio presencial de Jaguarão, em dia específico para assistirem as videoaulas.

Novos Cursos: Em 2014 será ofertada uma segunda edição dos cursos técnicos do Profuncionário. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 18 de agosto, com a professora Carmem Angela, na Secretaria de Educação.

Curso Técnico em Edificações do IFSul já é realidade em Jaguarão

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

Na noite desta segunda-feira (04) o sonho de uma escola técnica binacional em plena atividade em Jaguarão se tornou realidade. Foi nesta noite que teve início o Curso Técnico em Edificações, do IFSul. A primeira turma conta com 32 alunos, sendo 16 brasileiros e 16 uruguaios, que receberão ao final do curso um certificado binacional, com validação para atividades profissionais nos dois países. Presente na aula inaugural o prefeito Cláudio Martins destacou sua alegria com esta conquista para a população jaguarense. “Hoje celebramos uma das maiores conquistas que trouxemos para nossa cidade. Mais do que uma escola técnica federal em Jaguarão, trata-se de um grande instrumento de qualificação profissional, classificado entre as melhores instituições de formação técnica do país, atendendo estudantes do Brasil e Uruguai, consolidando Jaguarão como referência em formação educacional na região de fronteira”, disse.

Conforme o prefeito até a chegada deste momento foram diversas tratativas e articulações até o Ministério da Educação confirmar a construção de uma unidade do IFSul em Jaguarão. “Foi uma grande luta de quase três anos em que contamos com o empenho de muitas pessoas, destacando o apoio político de todas as horas junto ao MEC do deputado Federal Henrique Fontana (PT), que com sua força política, foi decisivo nessa conquista para nossa cidade. Agradecemos também aos amigos Ricardo Costa, pró-reitor do IFSUL, jaguarense que muito nos auxiliou nessa caminhada, além do trabalho, dedicação e decisão do ex-reitor Brod e do atual reitor Marcelo Bender que deu total continuidade a esse trabalho”, destacou o prefeito fazendo referências também ao trabalho da secretária municipal de Educação, Maria da Graça Souza e do diretor do IFSul Jaguarão, Fabian Debenedetti.

Após os discursos das autoridades o diretor do IFSul Jaguarão  apresentou um vídeo sobre a instituição e sobre a educação técnica no Brasil. Neste material também foram destacadas as diversas etapas até a chegada do momento de início das aulas. Fabian relembrou a série de audiências públicas com a comunidade para colher os sentimentos da população e ouvir quais seriam as principais demandas de cursos. Ele também comentou sobre a realização das pesquisas com estudantes, professores e sociedade civil para então fazer o diagnóstico e anunciar quais seriam os primeiros cursos oferecidos na unidade de Jaguarão.

Após a apresentação feita pelo diretor os alunos conheceram os novos professores e técnicos administrativos que fazem parte da equipe do IFSul Jaguarão. Entre as autoridades que também participaram da aula inaugural estavam  a secretária de Educação, Maria da Graça Souza, o diretor da Unipampa Jaguarão, Maurício Aires, a diretora do campus Regional Nordeste UTU (Uy), Sandra Garate e o diretor nacional de programa de educação em processos industriais da UTU(Uy) , Washington Serra.

Saiba mais

Ênfase em restauro: O Curso Técnico em Edificações oferecido pelo IFSul em Jaguarão além de contar com o diferencial de ser binacional também conta com a aplicação de conteúdos sobre restauro. Segundo informações apresentadas na aula inaugural os conteúdos de restauro não são trabalhados em nenhuma instituição técnica no Brasil. O contato com este conteúdo será um grande diferencial para os alunos que terão esse conhecimento importante em sua formação. A aplicação deste conteúdo dialoga com o momento da cidade e com o fato de Jaguarão ser patrimônio histórico e artístico nacional, e uma das referências no andamento de obras de restauro através do Pac Cidades Históricas.

Licitação para novo Campus será dia 12: As aulas do Curso Técnico em Edificações serão realizadas na Unipampa, que cedeu salas ao Instituto, até a conclusão do Campus do IFSul Jaguarão. O novo prédio será construído em uma área no Corredor das Tropas, doada pelo Município.  A previsão é que as obras comecem neste ano, já que a licitação para a construção do Campus está confirmada para a próxima terça-feira, 12 de agosto. O investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Novos Cursos ainda este ano: Conforme o diretor dois novos cursos estão programados para serem realizados neste segundo semestre, através dos programas Mulheres Mil e Pronatec, o qual já teve turmas formadas pelo instituto em Jaguarão. Os curso serão de pintura predial e ajudante de obras.

Expansão dos Institutos Federais: A expansão dos Institutos Federais tem como objetivo recuperar uma caminhada que o Brasil deixou de fazer no seu devido tempo com relação ao ensino técnico. Neste sentido, além de oportunizar este tipo de formação aos jovens, o Instituto pretende ser um instrumento de reinserção no sistema educativo daquelas gerações que deixaram de ser contempladas. Hoje além do Curso Técnico existe também uma ampla oferta de programas que visam este objetivo, como o Proeja o Pronatec, o Mulheres Mil e o Profuncionário, que permitem, por diversos caminhos, atingir o objetivo de oferecer formação a adultos em várias modalidades.

Conforme os dados apresentados pelo diretor Fabian Debenedetti os números da educação profissionalizante tiveram um salto significativo nos últimos anos.

Veja os números:


-De 1909 até 2002: O Brasil contava com 140 unidades, atendendo 120 cidades.

-De 2003 a 2010: O Brasil contava com 354 unidades, atendendo 321 cidades.

-De 2011 a 2014: São previstos 562 campis atendendo 512 cidades.

Prefeitura e esportistas organizam evento e ações de valorização das Artes Marciais

Foto: Secretaria de Educação

Foto: Secretaria de Educação

Na segunda-feira (28) a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza , o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, Peter Suarez e o assessor de esporte, Edilson Farias, receberam nas dependências da secretaria representantes das Artes Marciais do município. O objetivo da reunião foi discutir a criação de espaços de valorização e divulgação desta modalidade esportiva.

Durante o encontro os presentes falaram sobre a organização de um evento, em que as academias do município, tivessem a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido além de trocar experiências desenvolvidas na luta amadora e luta profissional. A ideia é que o evento seja realizado na semana de aniversário da cidade, que acontecerá no mês de novembro.

Como encaminhamento da reunião também ficou instituído um Fórum Permanente com um cronograma de reuniões mensais, intercaladas com apresentação das equipes no Ginásio da Integração. Conforme o Núcleo de Esporte a apresentação das equipes possibilitará uma avaliação concreta bem como a criação coletiva de estratégias de enfrentamento dos limites, reforçando as possibilidades de qualificação das equipes. No dia 28 de agosto o grupo voltará a ser reunir para definir mais detalhes sobre o evento.

Estiveram presentes os seguintes representantes: Marcelo Chagas (Taekwondo e Hapkido),  Dinho(Capoeira Zumbi dos Palmares), Diego Barbier(Andarilhos do Boxe), Julio Gonçalves(Academia Punhos de Ouro), Darci Faria(Membro da diretoria Punhos de Ouro) e Edilson Farias(Academia Jaguarense de Artes Marciais).

Campeonato Varzeano já tem os primeiros semifinalistas

varzeano2014

 As equipes Cerro Vidromix e Mauá/RG Motos são as duas primeiras equipes confirmadas na semifinal do Campeonato Varzeano 2014. Conforme informações do coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer no primeiro jogo a equipe do Cerro goleou a equipe do Andradas, que jogou com 8 atletas. O resultado foi 7X0.

Já no segundo jogo o público acompanhou uma competição mais equilibrada até os 15 minutos do 1º tempo, quando a equipe do Mauá/RG Motos fez o primeiro gol, cabendo a equipe do MM. Estefany partir para o ataque. Mas quem se deu melhor foi a equipe do Mauá que aproveitando o contra ataque fez mais três gols, fechando o placar em 4X0.

Os outros dois finalistas serão conhecidos neste domingo (03) quando acontecem os jogos da 7ª rodada , das quartas de final. As competições iniciam a partir das 13:30h no Campo Municipal. Estarão na disputa as equipes A.E.R América X A.R.B Palestina e G.E Brasil X Jaguar F.C.

 Confira a competição deste domingo e quem se enfrentará nas semifinais

 

7ª Rodada
QUARTAS DE FINAL
Dia 03 de agosto de 2014 no Campo Municipal

13 1ª Fase A. E. R. AMERICA (A) X A. R. B. PALESTINA (B)
14 1ª Fase G.E. BRASIL (A) X JAGUAR F.C (B)

9ª Rodada
SEMI-FINAL

*Data a confirmar
17 1ª Fase GANHADOR JOG (13) X MAUÁ RG MOTOS
18 1ª Fase GANHADOR JOG (14) X CERRO/VIDROMIX

IFSUL divulga lista dos alunos selecionados para o curso de Técnico em Edificações

LOGO-IFSUL1Nesta semana foi divulgada a lista dos alunos brasileiros selecionados em primeira chamada para o curso de técnico em edificações a ser iniciado em agosto, no câmpus avançado Jaguarão do IFSUL.

Conforme o diretor Fabian Debenedetti os alunos deverão realizar a matrícula das 15h às 20h do dia 21 de julho na sala 310 do prédio da Unipampa (Rua Conselheiro Diana nº. 650, Bairro Kennedy). A documentação necessária para apresentar no ato está definida no item 10 do Edital, disponível emhttp://processoseletivo.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&Itemid=335.

Ainda segundo o diretor os interessados em ocupar as dezesseis vagas reservadas a alunos uruguaios deverão comparecer à Escola Técnica de Rio Branco (UTU) até o dia 17 de julho para fazer a pré-inscrição. As aulas estão previstas para iniciar em 04 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 91482109.

 

Confira a lista dos selecionados:

  • Andrieli Barbosa de Borba
  • Cristiano Acosta Cardoso
  • Elton da Silva Silveira
  • Geane Ziemer Camera
  • João Edison Amorim Freitas Junior
  • Jobim Porto da Silva
  • Leandro Machado Kosbi
  • Ludmila Medeiros Fernandes
  • Marilia Silva Solla Krüger
  • Onelia Gracieli Diniz Moreno
  • Ricardo Gonçalves Rodrigues
  • Ronaldo Foster Almeida
  • Sandro Moraes
  • Solange Ferreira Telles Duarte
  • Stefany Techera Silveira
  • Valeria Strohschoen Jackson

 

Executivo e Sindicato dos Professores Municipais discutem pautas da categoria

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

O Prefeito Cláudio Martins e o vice Lisandro Lenz receberam na manhã de segunda-feira (14) a presidente do Sindicato dos Professores Municipais, Maria Tulia Arence e a diretoria do sindicato, oportunidade em que realizaram um encontro para discutir diversas pautas da categoria. Participaram também  a secretária de Educação, Maria da Graça Souza, a secretária de Administração, Jehad Mohammed e as vereadoras Miriam Coelho e Roseli Calvetti.

Na abertura do encontro, agendado pelo governo, o prefeito Cláudio Martins destacou a disposição em dialogar com o Sindicato e ao longo da reunião fez esclarecimentos relacionados às reivindicações levadas pela categoria através de um ofício entregue ao Executivo. Entre os temas abordados  esteve a questão das nomeações de novos professores. “Essa é uma política de governo. Realizamos o concurso e superamos as nomeações. Na educação infantil fizemos todas as nomeações e também garantimos a vinda de novos professores para as séries iniciais, anos finais e educação especial, somando mais de 60 professores nomeados para a rede municipal”, contou. Além deste tema também foram discutidas questões relacionadas a manutenção das escolas, vantagens ao servidor, carga horária de professores, educação especial, plano de carreira e o piso do magistério.

Sobre os dois últimos temas o vice Lisandro Lenz destacou que desde março o Executivo vem fazendo um estudo aprofundado analisando os impactos na folha e tentando chegar a uma proposta que seja interessante para o conjunto da categoria.

Na próxima quarta-feira (23) Executivo e Sindicato se reunirão novamente para retomarem as discussões sobre as pautas da categoria, em especial a do piso do magistério.

Confira a tabela atualizada do Campeonato Varzeano

10389551_559354620841367_7909558365060645260_n

7ª Rodada
QUARTAS DE FINAL
Início: 13:30h Dia 20 de junho de 2014 no Campo Municipal

13 1ª Fase A. E. R. AMERICA (A) X A. R. B. PALESTINA (B)
14 1ª Fase G.E. BRASIL (A) X JAGUAR F.C (B)

8ª Rodada
Início: 13:30h Dia 27 de julho de 2014 no Campo Municipal

15 1ª Fase CERRO/VIDROMIX (B) X ANDRADAS F.C (A)
16 1ª Fase MAUA/RG MOTOS (B) X M. M. ESTEFANY (A)

9ª Rodada
SEMI-FINAL
Início: 13:30h Dia 03 de agosto de 2014 no Campo Municipal

17 1ª Fase GANHADOR JOG (13) X GANHADOR JOG (16)
18 1ª Fase GANHADOR JOG (14) X GANHADOR JOG (15)

10ª Rodada
FINAL
Inicio: 13:30h Dia 10 de Agosto de 2014  no Campo Municipal

19 1ª Fase GANHADOR JOG (17) X GANHADOR JOG (18)

11ª Rodada
FINAL
Inicio: 13:45h Dia 17 de agosto de 2014 no Campo Municipal

20 1ª Fase GANHADOR JOG (17) X GANHADOR JOG (18)

OBS: Tabela sujeita a alteração de datas de jogos em razão de mau tempo.

Brasil Alfabetizado forma mais uma turma em Jaguarão

brasil alfa 2

Fotos: Fernanda Barbier

Na noite da última quinta-feira (03) no Salão do Círculo Operário/Cajuja foi realizada mais uma cerimônia de formatura do programa Brasil Alfabetizado. A atividade que contou com a presença de autoridades, familiares dos formandos, professores entre outros convidados teve início com a apresentação de capoeira feita pelos alunos do Mais Educação da Escola Manoel Pereira Vargas.

Na sequência o público acompanhou a cerimônia de abertura com a presença do vice-prefeito Lisandro Lenz, da Secretária de Educação, Maria da Graça Souza e da Coordenadora do Programa, Melânia Echevenguá.

brasil alfa 1Para a Secretária Maria da Graça, é sempre uma alegria poder vivenciar momentos como este. Ela destacou a importância do Brasil Alfabetizado e relembrou histórias de alunos que passaram pelo programa e que ganharam mais autonomia a partir do momento que tiveram a chance de poder aprender e a coragem de aceitar este desafio.

O vice-prefeito Lisandro Lenz falou do quanto o programa Brasil Alfabetizado representa para a educação e para a cidadania. Ele afirmou que o programa oportuniza a inclusão social e enfatizou que ações como essa são um dever do poder público e um direito do cidadão. “ Sabemos que nem todos os governos assumiram esta responsabilidade e o que o Brasil Alfabetizado proporciona é sem dúvida um dever e uma responsabilidade do Estado e é um direito da comunidade. Ficamos muito felizes em estar vendo os resultados positivos e o quanto  esta ação contribui para a população. Estamos possibilitando esta oportunidade, mas ela é completa e tem essa qualidade, pois contamos com uma equipe dedicada que cuida deste processo, educadores que levam o conhecimento a vocês e claro vocês alunos, que rompem barreiras e saem pra rua para aprender algo novo”, disse.

Após os discursos as autoridades, juntamente com as professoras realizaram a entrega dos certificados de participação e de alfabetização

Ao final da cerimônia os novos alfabetizados, Amilthon Mendes, Ary de Souza e Osvaldo Costa, emocionaram o público com a leitura de uma mensagem. Durante o chá de confraternização também foi feito mais um momento cultural com a apresentação musical de Paulo Timm e André Timm.

Os vereadores Oberte Paiva e Roseli Calveti também prestigiaram o momento.

Saiba mais: O programa Brasil alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional pelo Ministério da Educação em parceria com as prefeituras desde 2003.

Em Jaguarão o programa está ativo desde 2009  funcionando em ciclos de oito meses.

As turmas que se formaram na última semana começaram suas atividades em 30 de setembro de 2013 e encerraram em 30 de maio de 2014.

As turmas funcionaram nos seguintes locais e com as seguintes educadoras:

Comunidade Santa Teresinha no ,Cerro da Pólvora, com as alfabetizadoras Mara Regina Jorge Madruga no turno da tarde e Veriza Ferreira no turno da noite.

Escola Municipal Castelo Branco, bairro Kennedy com a alfabetizadora Joceli Rodrigues Dias no turno da noite.

Escola  Municipal Manoel Pereira Vargas ,bairro Pindorama, com as alfabetizadoras Marcia Elisa Bom e Ana Paula Franco dos Santos no turno da noite.

Comunidade São Vicente de Paulo, bairro Vencato, com a alfabetizadora Regina Maria Soares no turno da tarde.

Alunos que receberam os certificados de participação:

Edilma Franco

Paulo Brignol Roldan

Assis Vieira

Claudia Beatriz Pereira Domingues

Noely Rosa Rodrigues

Vera Regina Pereira Domingues

Jacy Mendes

Juraci Vieira Gonzalez

Luiz Carlos da Rosa

Maria Albertina de Souza

Alunos que receberam os certificados de alfabetização:

 

Aldemira Rodrigues Rosa

Eva Teresa Morales

Amilthon Mendes

Ary Pereira de Souza

Osvaldo Boaventura Costa

Confira mais imagens acessando a página oficial da Prefeitura no Facebook:

https://www.facebook.com/PrefeituraDeJaguaraoDigital?fref=ts

Cancelada a rodada deste domingo do Campeonato Varzeano:

O Núcleo de Esporte e Lazer comunica que devido ao mau tempo ao longo da semana a rodada deste domingo (06) do Campeonato Varzeano está cancelada. De acordo com o coordenador, Peter Suarez, o campo não está em boas condições para sediar os jogos neste domingo.