Secretaria de Educação e Desporto

1ª Corrida Internacional Fronteira da Integração será no dia 19 de abril

corrida 2

Foto: Reprodução

 

 

A fronteira Jaguarão-Rio Branco irá sediar no dia 19 de abril (domingo) a 1ª Corrida Internacional Fronteira da Integração, evento realizado através de uma parceria da Prefeitura de Jaguarão, 12º RCMec, SESC Pelotas, Município de Rio Branco e  RC7 (UY).

De acordo com o Núcleo de Esporte e Lazer de Jaguarão a atividade contará com oito categorias etárias em um percurso de 5 km, sendo elas, de 16 a 20 anos, 21 a 30 anos, 31 a 40 anos, 41 a 50 anos, 51 a 59 anos e 60 anos ou mais. Além destas também terão duas categorias juvenis com percurso de 500m, sendo elas, de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos.

Conforme os organizadores os participantes das corridas de 5 km sairão da Praça General Artigas, em Rio Branco, e seguirão até o Largo das Bandeiras em Jaguarão.

Interessados em participar das competições devem realizar sua inscrição até o dia 16 de abril no site do 12º RCMec (www.12rcmec.eb.mil.br) ou no site do SESC (www.sesc-rs.com.br) e efetuar pagamento no valor de R$ 15,00.

Outras informações podem ser obtidas no Núcleo de Esporte e Lazer, localizado junto ao prédio da Secretaria de Educação e Desporto, ou pelo telefone 3261.2003.

A concentração para as provas será a partir das 8h no Largo das Bandeiras em Jaguarão.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Chaves do Campeonato Varzeano 2015 estão definidas

Representates das equipes varzeano 2015 (2)

Foto: Divulgação/NEL

 A equipe do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e representantes das equipes que disputarão o Varzeano 2015 estiveram reunidos nesta segunda-feira (16) na 2ª reunião preparatória para o campeonato. Durante o encontro foi entregue o regulamento do campeonato e realizado o sorteio das chaves. Na oportunidade também foram definidos os jogos da primeira rodada.

Segundo a coordenação do NEL oito equipes disputarão o Varzeano, sendo que neste ano o campeonato contará com a participação da equipe Club Deportivo Escuela Industrial, representante da cidade de Rio Branco (Uruguai).

O primeiro jogo está marcado para o dia 05 de abril, no Campo Municipal, podendo haver alteração de data. Nos próximos dias serão divulgadas as demais rodadas do campeonato.

Confira as chaves:

Chave A                                                            Chave B

CAMALEÃO                                                      ESCUELA INDUSTRIAL

AMERICA                                                          M-4

PELADEIROS.COM                                         A.C.JAGUARENSE

BRASIL                                                               MAUÁ

 

1º RODADA

CAMALEÃO X AMERICA (CHAVE A)

ESCUELA INDUSTRIAL X M-4 (CHAVE B)

 

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Semana Binacional das Mulheres: Parto Humanizado é tema de atividade nesta segunda-feira

o renascimento do parto

Foto: Reprodução

 

Nesta segunda-feira (09) a partir das 19h será realizada na Biblioteca Pública a atividade de formação sobre parto humanizado, intitulada “Parto Humanizado é um Direito Nosso!”. Conforme os organizadores além da discussão sobre maternidade e direito das gestantes, será exibido o filme o “Renascimento do Parto”, o qual retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência.

De acordo com a sinopse do filme, através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

A Semana Binacional das Mulheres teve início no domingo, 8 de março, com programação nas duas cidades gêmeas da fronteira. Em Rio Branco aconteceu um encontro de mulheres com distribuição de material de combate à violência de gênero, e em Jaguarão, foi realizada durante a tarde a 4ª Marcha das Mulheres.

O evento é uma organização da Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura no link http://www.jaguarao.rs.gov.br/?p=9420.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

 

Começam os preparativos para o Campeonato Varzeano 2015

Vazeano 2015

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) do Município já está realizando os preparativos para mais uma edição do Campeonato Varzeano. Conforme a coordenação do NEL já estão confirmados dois congressos técnicos, sendo que o primeiro será na próxima terça-feira (10), a partir das 19h na secretaria de Educação.

Os organizadores explicam que nesta reunião serão entregues as fichas e também discutidas outras questões do campeonato. Ainda de acordo com a coordenação a segunda reunião acontecerá no dia 16 de março, também às 19h na secretaria de Educação, oportunidade em que serão entregues o regulamento e a tabela de jogos.

Até o momento o Campeonato Varzeano 2015 conta com seis equipes, sendo elas, a atual campeã Mauá/RG Motos, Jaguar F.C, Brasil, A.R.B. Palestina, Mini Mercado Stefany e A.E.R América. Os jogos serão disputados no Campo Municipal e a previsão de início é entre o final deste mês e início de abril.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Esporte e Lazer, localizado junto a Secretaria de Educação, ou pelo telefone 3261.2003, das 8h às 14h, de segunda sexta.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

 

SMED divulga resultado do processo seletivo de monitores do Mais Educação

mais edu

 

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto comunica que, de acordo com a comissão de seleção do processo seletivo do programa Mais Educação , composta pela Secretária Municipal de Educação, Roseli Calvetti Souza; Coordenadora Pedagógica Iracema Goulart e a Assessora do Mais Educação Sandra Amaro Alvariz Deleon, foram selecionados para trabalhar como monitores do Programa Mais Educação os seguintes inscritos:

*Endriw Abrastury Deglaus- Cultura, artes e Educação Patrimonial ( Música na escola) –E.M.E.B.Lauro Ribeiro.

Cadastro de Reserva- Júlio Alan Outeiro

* Catiane de Oliveira Parahyba- Esporte e Lazer (Futsal) – E.M.E.B.Lauro Ribeiro.

* Carla Novo Castro- Cultura, Artes e Educação Patrimonial (Dança)- E.M.E.F. Marcílio Dias

* Greicymarri Ávila Rocha –Educação Ambiental- E.M.E.B. Lauro Ribeiro

Cadastro de Reserva- Beatriz Riccordi dos Santos

* Larissa Teixeira Medeiros- Comunicação e uso de mídias ( Jornal na escola)-E.M.E.F. Marechal Castelo Branco

Cadastro de reserva- Elia Ferreira Pacheco

*Magnum Patron Sória- Cultura, Artes e Educação Patrimonial ( Música na escola) –E.M.E.F.Marechal Castelo Branco

* Aldair Faria Machado da Costa- Cultura, Artes e Educação Patrimonial ( Banda Fanfarra)-E.M.E.F. Fernando Corrêa Ribas.

*Edson Luiz Lírio Silva – Cultura, Artes e Educação Patrimonial ( Capoeira) –E.M.E.F. Fernando Corrêa Ribas.

Cadastro de Reserva- André Bassini Machado

*Rosa Amélia Alves- Cultura, Artes e Educação Patrimonial (Artesanato)- E.M.E.F.General Antônio de Sampaio

Cadastro de Reserva- Magda Rejani Machado

Georgina Fernandes Mathias

* Andrei Bassini- Cultura, artes e Educação Patrimonial (Grafitte) – E.M.E.F. Ceni Soares Dias.

*Aline Moura Domingues- Orientação de estudos e Leitura – E.M.E.F. Ceni Soares Dias

*Ariane Borba Clos- Orientação de Estudos e Leitura- E.M.E.F.Manoel Pereira Vargas.

*Mônica Helena Martines Silva- Orientação de Estudos e Leitura – E.M.E.F.Marechal Castelo Branco.

Cadastro de Reserva_ Elia Ferreira Pacheco

Suellen Dias Tourança

Patrícia Virgínia Padula Medeiros

Diogo Farias Lucas

Tiago Farias Lucas

Magda Elisa Cardoso Khader

Rosiméri Fernandes Porto

Marilú Arismendi Gonçalves Rodrigues

Isabel Faria Caetano

Mais informações sobre o processo podem ser obtidas na Secretaria de Educação e Desporto, ou pelo telefone 3261.2003.

Encontro irá marcar retorno das atividades do programa Mais Educação

Nesta sexta-feira (6) às 9h na Biblioteca Pública será realizada a abertura das atividades do programa Mais Educação. Na oportunidade estarão reunidos diretores de escola, professores comunitários, monitores do programa e membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação, comandada pela secretária Roseli Calvetti.

De acordo com a professora Sandra Deleon, coordenadora do programa, a atividade tem como convidado o diretor da Unipampa- Jaguarão, Maurício Aires, que irá fazer uma palestra sobre Educação Integral.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

 

Programação da Semana Binacional das Mulheres inicia neste domingo  

cartaz oficial - 4u00AA marcha das mulheres

 

A fronteira Jaguarão- Rio Branco realizará na próxima semana diversas atividades em homenagem as mulheres. Entre os principais temas que estarão em debate destaque para a importância do combate a violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

Conforme a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Jaguarão e uma das organizadoras da Semana, Andréa Lima, estão confirmadas atividades de formação sobre parto humanizado e direitos das gestantes, ações de combate às diversas formas de violência, o lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com a retomada do cineclube, lançamento de livro e vários encontros para fortalecer o diálogo e as pautas femininas e feministas.

A programação terá início neste domingo, 8 de março, com o encontro de mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero às 10:30h na  “Feira Vecinal” de Rio Branco, que acontece em frente a “Plaza de Desportes”( Rua Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora).  Na tarde a programação segue em Jaguarão com a 4ª Marcha das Mulheres, que terá concentração em frente ao Cine Regente e seguirá até a Praça Alcides Marques, onde estará acontecendo mais uma edição da Feira de Economia Solidária.

As atividades da Semana Binacional das Mulheres seguem até o dia 13 de março.

 

Confira a programação da 4ª Marcha e Semana Binacional das Mulheres

 08/03 – Domingo

10:30h – Encontro de Mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero na  “Feira Vecinal”. Rio Branco – Uruguai. Em frente a “Plaza de Desportes”. Calle Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora.

17:00h – 4ª Marcha das Mulheres – Concentração em frente ao Cine Regente e deslocamento até a Praça Alcides Marques, onde haverá Feira de Economia Popular e Solidária, roda de conversa, performances artísticas e material informativo sobre o enfrentamento à violência.

09/03 – Segunda-feira

19h – “Parto humanizado é um direito nosso” – atividade de formação sobre os benefícios do parto natural e os direitos das gestantes. Exibição de “O Renascimento do Parto – O Filme”.

Local: Biblioteca Pública

10/03 – Terça-feira

18h – Participação na sessão plenária da Câmara de Vereadores e leitura da carta da 4ª Marcha das Mulheres.

11/03 – Quarta-feira

19h – Sarau poético-literário com a temática “Poesias femininas e feministas”.

Local: Biblioteca Pública.

12/03 – Quinta-feira

19:30h –Lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat.

Local: Cineclube – Câmara de Vereadores de Jaguarão.

13/03 – Sexta-feira

14 às 18h – Políticas públicas para as mulheres – Atividades e Serviços das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação na Praça Alcides Marques.

19h – Atividade de formação sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, com organização do Coletivo Feministas Margaridas, Sindicato de Domésticas e Comisión de Lucha Contra la Violencia Doméstica de Cerro Largo (Uruguai). Local: Clube Social 24 de Agosto.

Organização: Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

 *Programação sujeita à alterações

 

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Abertas as inscrições para um novo processo seletivo de monitores do programa Mais Educação

Monitores mais educ

Secretaria Municipal de Educação e Desporto informa que de 19 a 27 de fevereiro estarão abertas as inscrições para um novo processo seletivo de monitores do programa Mais Educação.

Os interessados devem fazer a inscrição na Secretaria de Educação e Desporto, das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

Confira o Edital através do link:

http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Edital-001-2015-Sec-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Processo-Seletivo-Programa-Mais-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

Premiação do Citadino “Taça Alex Pitoni” será nesta sexta

20141116_232557

Divulgação/NEL

O Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Desporto convida a comunidade para prestigiar a cerimônia de premiação do Campeonato Citadino 2014 “Taça Alex Pitoni”. A atividade marcada para esta sexta (30), no Ginásio da Integração,  terá início a partir das 19h com um jogo amistoso entre o campeão da Taça Alex Pitoni, FC Bola Bola (Jaguarão) e o campeão citadino, uruguaio e vice campeão Sul Americano, de Treinta y Tres (Uruguai), Clube de Fustal Jave.

Confira o resultado final do Campeonato, clicando nos links abaixo:

DEFESA MENOS VAZADA CITADINO 2014

ARTILHEIROS DE TODAS AS CATEGORIAS CITADINO 2014

RESULTADO FINAL POR CATEGORIA

Município decreta luto oficial pelo falecimento da servidora Martha Cunha Magnani

luto

A Prefeitura Municipal de Jaguarão lamenta com profundo pesar o falecimento da servidora Martha Cunha Magnani, ocorrido no final da tarde de ontem, 27 de janeiro. Na oportunidade informamos que às 17 horas desta quarta-feira, 28 de janeiro, será realizada uma cerimônia de despedida no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas, onde o corpo está sendo velado na Câmara A2. Após a cerimônia, o corpo será transladado para São Leopoldo, onde será cremado.

Diante desta perda inestimável o prefeito em exercício Lisandro Lenz decretou luto oficial no município de Jaguarão, por três dias.

Martha Magnani, 34 anos, era Médica Veterinária e atuava junto a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Decreto de Luto Oficial Martha Cunha Magnani