Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Programação da Semana Binacional das Mulheres inicia neste domingo  

cartaz oficial - 4u00AA marcha das mulheres

 

A fronteira Jaguarão- Rio Branco realizará na próxima semana diversas atividades em homenagem as mulheres. Entre os principais temas que estarão em debate destaque para a importância do combate a violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

Conforme a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Jaguarão e uma das organizadoras da Semana, Andréa Lima, estão confirmadas atividades de formação sobre parto humanizado e direitos das gestantes, ações de combate às diversas formas de violência, o lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com a retomada do cineclube, lançamento de livro e vários encontros para fortalecer o diálogo e as pautas femininas e feministas.

A programação terá início neste domingo, 8 de março, com o encontro de mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero às 10:30h na  “Feira Vecinal” de Rio Branco, que acontece em frente a “Plaza de Desportes”( Rua Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora).  Na tarde a programação segue em Jaguarão com a 4ª Marcha das Mulheres, que terá concentração em frente ao Cine Regente e seguirá até a Praça Alcides Marques, onde estará acontecendo mais uma edição da Feira de Economia Solidária.

As atividades da Semana Binacional das Mulheres seguem até o dia 13 de março.

 

Confira a programação da 4ª Marcha e Semana Binacional das Mulheres

 08/03 – Domingo

10:30h – Encontro de Mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero na  “Feira Vecinal”. Rio Branco – Uruguai. Em frente a “Plaza de Desportes”. Calle Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora.

17:00h – 4ª Marcha das Mulheres – Concentração em frente ao Cine Regente e deslocamento até a Praça Alcides Marques, onde haverá Feira de Economia Popular e Solidária, roda de conversa, performances artísticas e material informativo sobre o enfrentamento à violência.

09/03 – Segunda-feira

19h – “Parto humanizado é um direito nosso” – atividade de formação sobre os benefícios do parto natural e os direitos das gestantes. Exibição de “O Renascimento do Parto – O Filme”.

Local: Biblioteca Pública

10/03 – Terça-feira

18h – Participação na sessão plenária da Câmara de Vereadores e leitura da carta da 4ª Marcha das Mulheres.

11/03 – Quarta-feira

19h – Sarau poético-literário com a temática “Poesias femininas e feministas”.

Local: Biblioteca Pública.

12/03 – Quinta-feira

19:30h –Lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat.

Local: Cineclube – Câmara de Vereadores de Jaguarão.

13/03 – Sexta-feira

14 às 18h – Políticas públicas para as mulheres – Atividades e Serviços das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação na Praça Alcides Marques.

19h – Atividade de formação sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, com organização do Coletivo Feministas Margaridas, Sindicato de Domésticas e Comisión de Lucha Contra la Violencia Doméstica de Cerro Largo (Uruguai). Local: Clube Social 24 de Agosto.

Organização: Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

 *Programação sujeita à alterações

 

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Aberto o período de rematrículas e novas inscrições para o Projeto Case

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que a partir desta segunda-feira (09) serão realizadas as rematrículas e novas matrículas para o Projeto Case. O período de inscrições segue aberto até esta quinta-feira (12).

Interessados devem ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. 20 de setembro, 172), das 8h ao meio dia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

Grupo de idosos realiza Baile de Carnaval

Baile de Carnaval Grupo de Idosos

Na quarta-feira (11) a Coordenação do Grupo de Idosos Conviver promoverá o Baile de Carnaval 2015 dos Idosos. A festa será realizada no salão da Sociedade Beneficente Tiradentes, das 16h às 20h.

Mais informações podem ser obtidas no CRAS (Rua Germano Domingues, 996), ou pelo telefone 3261.3041.

Município decreta luto oficial pelo falecimento da servidora Martha Cunha Magnani

luto

A Prefeitura Municipal de Jaguarão lamenta com profundo pesar o falecimento da servidora Martha Cunha Magnani, ocorrido no final da tarde de ontem, 27 de janeiro. Na oportunidade informamos que às 17 horas desta quarta-feira, 28 de janeiro, será realizada uma cerimônia de despedida no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas, onde o corpo está sendo velado na Câmara A2. Após a cerimônia, o corpo será transladado para São Leopoldo, onde será cremado.

Diante desta perda inestimável o prefeito em exercício Lisandro Lenz decretou luto oficial no município de Jaguarão, por três dias.

Martha Magnani, 34 anos, era Médica Veterinária e atuava junto a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Decreto de Luto Oficial Martha Cunha Magnani

Prefeitura apresenta Projeto de Lei do Plano de Carreira dos servidores da área da saúde e assistência social

Fotos: Roberto Luzardo

Fotos: Roberto Luzardo

Na segunda-feira (29) a Prefeitura de Jaguarão realizou na Biblioteca Pública a apresentação do Projeto de Lei do Plano de Carreira dos servidores da área da Saúde e da Assistência Social que tem como objetivo a valorização do servidor público municipal a partir da evolução na carreira através do reconhecimento da qualificação profissional.

O Projeto de Lei vem sendo construído ao longo do ano pelo Executivo dialogando com representantes de cada categoria das áreas da saúde e assistência social (enfermeiros, técnicos em enfermagem, agente comunitário de saúde, psicólogo, médico, atendente de consultório dentário, dentista e assistente social) e a previsão é de que seja protocolado na Câmara Municipal de Vereadores no mês de janeiro do ano de 2015.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Cláudio Martins, o Vice Prefeito Lisandro Lenz, o Procurador do Município Rodrigo Moraes, a Secretária de Administração Jehad Mohammed, o Secretário de Saúde Celso Caetano e o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória.

Audiência Pública – Orçamento 2015

orcamento 2015

Nesta sexta-feira (14) a Prefeitura Municipal de Jaguarão estará realizando na Câmara de Vereadores Audiência Pública sobre o Orçamento 2015.

Dia 28 de novembro tem Mutirão da Documentação

28 de novembro des. eco.

O mutirão do Programa de Documentação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai emitir de graça documentos civis e trabalhistas para a população jaguarense. A ação em Jaguarão está programada para o dia 28 de novembro no Centro Público de Economia Solidária, nos turnos da manhã (9h às 12h)  e tarde (13:30h às 18h).

Conforme os organizadores  o mutirão prevê o encaminhamento de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e CPF, documentação da trabalhadora rural e atendimento aos produtores, além de orientações sobre os programas Plantão Social, Bolsa Família e Microcrédito.

A ação no município conta com a parceria da EMATER e Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Habitação.

Grande confraternização marca os 15 anos do Projeto CASE

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Na última quinta-feira (30) foi realizada a festa que marcou os 15 anos do Centro de Apoio Socioeducativo- Projeto CASE, com a presença da equipe de funcionários, alunos e diversos convidados. A atividade contou com apresentação teatral, apresentação do Instrumental CASE e um almoço de confraternização. Na oportunidade os convidados presentes tiveram a oportunidade de ver de perto, através das apresentações das crianças, todo o trabalho que é desenvolvido no local além de sentir o quanto este trabalho em equipe contribui com a vida de dezenas de crianças e jovens.

Coordenado pela professora Dioneida Vitória, o projeto atende atualmente cerca de 100 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que frequentam um espaço acolhedor, onde em turno inverso ao da escola eles participam de atividades, como oficinas de música, jardinagem, padaria, esporte, reforço escolar e artes, além de receberem quatro refeições diárias.

Durante os discursos das autoridades o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória destacou a importância da relação de parceria da Prefeitura com a Legião da Cruz, o que é fundamental para a manutenção do CASE. Ele ainda homenageou toda a equipe de funcionários salientando o quanto a dedicação da equipe contribui para o desenvolvimento social das crianças e jovens atendidos.

Também presente no evento o vice-prefeito Lisandro Lenz fez referências as apresentações das crianças que segundo ele, foram emocionantes e mostraram o quanto os alunos e a equipe estão próximas. O vice também falou sobre a valorização dos processos de inclusão e afirmou que os investimentos em programas sociais são fundamentais para o processo de inclusão e participação das pessoas em uma sociedade, bem como contribuem para um ambiente cada vez melhor.

Durante sua fala o presidente da Legião da Cruz, Renato Oliveira, destacou os investimentos que foram feitos na sede do Lar de Meninos, como pintura externa e interna, melhorias no refeitório, construção de novos banheiros, entre outras reformas que qualificam a estrutura do projeto. Outra referência feita pelo presidente foi ao Instrumental CASE, formado há três anos sob o comando do Maestro João Carlos Gottinari, da cidade de Pelotas. O grupo realiza apresentações com flauta e recentemente iniciou o trabalho com violinos.

 Também estiveram presentes o presidente do Legislativo Oberte Paiva, as vereadoras Miriam Coelho e Roseli Calvetti, o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a chefe de Gabinete, Márcia Oliveira, o secretário adjunto de Saúde, Paulo Vieira, a coordenadora do CRAS, Verônica Perez, o Bispo Renato, os integrantes da diretoria da Legião da Cruz, Marcos Timm e Aroldo Enslin, entre outros.

O CASE é mantido pela Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Legião da Cruz.

Dia do Servidor Público

28 DE OUTUBRO SERVIDOR PUBLICO

O Gabinete do Prefeito, o Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Administração parabenizam a todos os servidores municipais pelo dia do servidor público, a ser comemorado na data de 28 de outubro.

Aproveitamos a oportunidade para enaltecer a importância de todos os servidores do nosso Município, os quais são imprescindíveis para o funcionamento da máquina pública, reiterando a nossa gratidão a todos vocês que, como servidores públicos, desempenham com respeito, eficiência, zelo e dedicação suas funções junto à população jaguarense.

Neste dia especial, parabenizamos e agradecemos o empenho de todos aqueles que, através de seu trabalho, lutam pela construção de uma sociedade melhor.

Assim sendo, em homenagem a quem faz a diferença no nosso Município, através do DECRETO de nº 237, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014, foi decretado ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro, sendo que não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Jaguarão.

Jaguarão será sede do 127 º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

faders convite

Nesta quinta-feira (23) será realizado em Jaguarão o 127 º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. A atividade acontecerá no Auditório da Unipampa e é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Faders(Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), com apoio da Prefeitura de Jaguarão e Coepede/RS.

Confira a programação:

8h às 8h30min: Credenciamento e café

8h30 às 9h: Abertura Oficial

9h às 12 h: Garantia de Direitos e Cidadania

12h às 13h30min: Intervalo

13h30min às 14h30min: Conselhos dos Direitos da PcD e Controle Social

14h30 min: Acessibilidade e rede de Serviços

17 h: Leitura da Carta do Município/Região e encerramento

 

Serviço:

O que: 127 º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

Quando: Quinta, 23 de outubro

Onde: Auditório da Unipampa, Rua Conselheiro Diana, 650 – Bairro Kennedy

Hora: 8h às 17h

Inscrições: www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br

Informações pelo Telefone: (51) 3287-6510 / 3287-6504

Destaques: O Serviço de Acolhimento funciona durante o horário do fórum, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 16h15min.