Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA CURSOS DO PRONATEC

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que estão encerradas as inscrições para os cursos de Auxiliar Administrativo, Frentista e Montador e Reparador de Computadores, através do PRONATEC, já que as vagas foram todas preenchidas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924 até ás 14h.

Inscrições abertas para novos cursos do PRONATEC em Jaguarão

 

cursos pronatec

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que estão abertas as inscrições para três novos cursos do Pronatec, sendo eles, Auxiliar AdministrativoFrentista e Montador e Reparador de Computadores.

Os interessados podem fazer a inscrição a partir desta quarta-feira (31), das 8:30h às 16:30h, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Av. 20 de setembro esquina XV de Novembro). Os documentos necessários são os seguintes: cópia da carteira de identidade, cópia do CPF, nº de conta em banco, cópia do comprovante de escolaridade e comprovante de residência (conta de água ou luz). Caso o aluno for  menor de idade é necessário fazer a inscrição na companhia de um responsável.

 

Confira mais detalhes:

Auxiliar Administrativo – 14 vagas

Idade mínima: 15 anos

Escolaridade: Ensino Médio Incompleto

Turno: Noite

Frentista – 20 vagas

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto (ter cursado além da 5º série).

Turno: Noite

Montador e Reparador de Computadores -23 vagas

Idade mínima: 15 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto (ter cursado além da 5º série).

Turno: Noite

Requisitos: Saber utilizar o Windows, inclusive o XP.

Secretaria de Desenvolvimento Social fará distribuição de agasalhos na Vila Branca

 

Campanha do Agasalho 2014

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que na segunda-feira (14), das 14 às 17h, vai realizar a distribuição de agasalhos arrecadados durante a campanha deste ano. O local será a sede da Associação Allan Kardec, na Vila Branca.

Informe do CRAS:

O Centro de Referência em Assistência Social- CRAS informa a todas as pessoas moradoras da área de abrangência, que compreende os bairros Mutirão I, II e III, Indianópolis, Germano, Cerro da Pólvora e arredores, que nesta quinta-feira (03) estará realizando a distribuição de agasalhos, das 9h às 13h. A equipe solicita que as pessoas levem sacola e apresentem RG.
O CRAS fica localizado a Rua Germano Domingues, 996 – Bairro Germano.

Conselho Tutelar recebe veículo através do Governo Federal

Foto:Fernanda Barbier

Foto:Fernanda Barbier

 

Um ato realizado na manhã de quarta-feira (25) na Prefeitura Municipal marcou a entrega de um veículo 0 Km para o Conselho Tutelar. De acordo com o prefeito Cláudio Martins o novo veículo que chega para qualificar o atendimento e os serviços do Conselho Tutelar é um investimento de R$ 40 mil do Governo Federal através da secretaria de Direitos Humanos.

Conforme o prefeito a conquista é fruto do empenho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, coordenada pelo secretário Marcelo Victória. “ Atento a esta oportunidade de fazer e cadastrar projetos o nosso secretário Marcelo garantiu que o Conselho Tutelar fosse contemplado com este veículo que será importante para o desenvolvimento do trabalho que visa proteger as crianças e os, adolescentes” disse.

Na avaliação de Marcelo Victória este é um momento muito importante, pois pela primeira vez o Conselho recebe um carro 0 Km. “ A equipe do Conselho enfrentou por muito tempo dificuldades para locomoção e atendimento das ocorrências. Cadastramos no final do ano passado este projeto e em meio a este tempo o Conselho recebeu a doação de um veículo da Polícia Federal que contribuiu muito com os serviços. Felizmente hoje chega este novo veículo que vai qualificar inclusive as viagens que o Conselho precisa fazer”, observou o secretário que fez referências ainda ao fato de que o veículo será conduzido por um motorista designado para este trabalho.

Para a coordenadora do Conselho Tutelar, Lígia Botelho, sem dúvida o momento é de alegria, pois é mais uma conquista que permite a qualificação do trabalho. Ela agradeceu a atenção da prefeitura e do secretário Marcelo e destacou o quanto o Conselho avançou. “Crescemos em relação ao prédio, aos materiais e a  estrutura de trabalho como um todo. Hoje temos mais qualidade no atendimento a população, podendo fazer conversas individuais em salas separadas, sem o constrangimento de pessoas que estão esperando ouvirem as conversas”, disse Lígia elogiando também o apoio da rede municipal de assistência social como um todo.

Também participaram do ato o vice-prefeito Lisandro Lenz, o presidente da Câmara, Oberte Paiva, os vereadores Ariom Moreno, Miriam Coelho e Roseli Calvetti, secretários municipais, coordenadores de programas sociais, entre outros convidados.

Prefeito participa de encontro com equipe do Projeto Case

Fotos: Roberto Luzardo

Fotos: Roberto Luzardo

O prefeito Cláudio Martins esteve na última semana na sede do projeto Case, oportunidade em que conversou com a equipe de trabalho e alunos. O Secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, representantes de entidades assistenciais e presidência do Conselho Municipal de Assistência Social também participaram do encontro.

Conforme o secretário Marcelo o projeto recebe um investimento anual de cerca de R$350 mil, sendo a maior parte oriunda de recursos livres da Prefeitura e o restante de recursos vinculados via CRAS. Segundo ele o projeto atende atualmente 90 crianças. “ O Case é um importante projeto do município que beneficia um grande número de crianças e jovens de Jaguarão. É um trabalho que foca na linha da prevenção e na educação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Aqui se faz um acompanhamento de perto das crianças e se estabelece essa relação com a família, se preocupando também com a vida fora do projeto ”, disse.

Para o prefeito Cláudio é importante destacar a parceria com a Legião da Cruz, que faz um grandioso trabalho com o Case. Ele salientou o apoio da entidade e do seu presidente Aroldo Enslin em recente momento de dificuldade enfrentado no projeto. O prefeito ainda enalteceu o trabalho diferenciado feito pela coordenadora Dioneida Vitória e o projeto da orquestra coordenado pelo Maestro João Carlos. “ O trabalho que as crianças fazem com flauta é incrível e inclusive foram convidados a fazer uma apresentação com o Renato Borghetti que foi fantástica”, relembrou.

Sobre este trabalho a coordenadora do Case contou que este ano também terão início as aulas de violino e que até o final do ano a orquestra do Case deve contar com cerca de 36 alunos. Ela falou sobre as apresentações do grupo em outros municípios e ainda sobre as oficinas diárias da Mini Padaria, as aulas de jardinagem, o trabalho na horta, os trabalhos de artesanato, oficinas da banda e  reforço escolar.

Ao conversar com funcionários e alunos o prefeito destacou o quanto o projeto Case tem importância na vida e no encaminhamento de muitos cidadãos e reconheceu ainda a trajetória de pessoas que construíram este espaço de acolhimento.

Durante a visita os visitantes confraternizaram em um café da manhã especial preparado pela equipe do projeto.

Vote nos projetos para o nosso município!

10375997_496704267097632_5724503450242705628_n

Vote pela internet  e nas urnas que estarão distribuídas na cidade no dia 04 de junho.

http://www.participa.rs.gov.br/

Confira os locais com urnas para Votação:

1. Banrisul

2. Câmara de Vereadores

3. Escola General Antônio Sampaio

4. Santa Casa ( 2 urnas ) 5. Escola Amaro Jr.

6. Escola Manoel Pereira Vargas

7. Escola Castelo Branco

8. Escola Hermes Pintos Affonso

9. Escola Ceni Dias

10. Exército

11. Escola Fernando Ribas

12. Paraíso da Ponte

13. Paraíso Center

14. Sec. de Saúde

15. Unipampa

16. CRAS (bairro Germano)

17. Caixa Econômica Federal

18. Granja Bretanha

19. Presídio

20. Posto da Pindorama

21. Posto da Bela Vista

22. Posto do Boa Esperança

23. Posto da Kennedy

24. Posto da Vencato

25. Policlínica ( Postão )

26. Farmácia Popular

27. 1 Urna móvel urbana

28. 2 Urnas móvel rural

Prefeitura e Sest/Senat realizam formatura de curso de Frentista pelo Pronatec

Foto: Roberto Luz

Foto: Roberto Luzardo

Na noite de segunda-feira (26) foi realizada no Gabinete do Prefeito a cerimônia de formatura do curso de Frentista, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. As aulas em Jaguarão foram uma parceria do Sest/Senat e Prefeitura Municipal via Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No ato que contou com a presença de autoridades e familiares dos alunos, 19 formandos receberam os certificados de conclusão do curso.

Em sua fala o prefeito Cláudio Martins destacou a importância das oportunidades de qualificação profissional que estão sendo geradas pelo Governo Federal e fez um comparativo com anos atrás. “Antes a dificuldade de fazer um curso e de se qualificar profissionalmente era muito grande. Quando que iríamos imaginar que o estudante teria tantas oportunidades de se qualificar e ainda receber pra isso”, disse. Ainda segundo o prefeito é importante destacar que essas ações do governo são fundamentais para que o Brasil siga crescendo. “Investir na formação profissional e tecnológica é fundamental. O Brasil tem investido na economia interna capacitando e qualificando a sua população. Temos muito que avançar, mas é fato que estamos vivendo grandes transformações positivas”, afirmou o prefeito fazendo referência aos diversos cursos de capacitação que estão sendo oferecidos em várias cidades, entre elas, Jaguarão.

Cláudio Martins também parabenizou todos os formandos e informou que o poder público vai entrar em contato com os empresários passando a relação de todos os que estão recebendo os certificados. “ Essa é mais uma maneira de auxiliar vocês na entrada do mercado de trabalho. Vamos passar uma lista aos proprietários de postos de combustíveis com o nome e os contatos de vocês para que saibam que temos pessoas capacitadas na área”, garantiu.

Também presente no evento o diretor da Unidade Sest/Senat, Roger Lange, falou da importância das oportunidades de qualificação que estão sendo oferecidas em parceria com as prefeituras e destacou a resposta positiva que os cursos estão tendo. Ele cumprimentou a todos os formandos,  reconheceu o empenho de cada um até a chegada do momento de receber o certificado de qualificação e anunciou que o Sest/Senat tem disposição em seguir a parceria com a prefeitura e oferecer mais cursos para o segundo semestre deste ano.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, falou das centenas de vagas para cursos de qualificação que foram abertas através do Pronatec e observou o quanto isso está sendo positivo para a população jaguarense. Ele comentou sobre os seis novos cursos que tiveram início recentemente, onde mais de 130 pessoas estão participando e falou sobre o curso de motorista de transporte escolar que está com inscrições abertas até o dia 30 de maio na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Após os formandos receberem os certificados todos os presentes participaram de um coquetel de comemoração.

Conheça os formandos do curso de frentista: Adriana Luz das Neves, Carmem Lucia Soares, Catia Silvana Ramires Alves, Cintia Gonçalves Pedrosa, Eliane Xavier Chaves, Elizangela Ena Nunes de Quadros, Hingrid Machado dos Anjos, Lidiana Oliveira Ferreira, Mara Regina Echevenguá, Maria Gladis Oliveira Nunes, Nilton César da Silveira, Patrícia de Freitas Brum, Priscila de Souza Obelar, Raufi Garcia de Sosa, Rosa Catalina Revello Castelan, Sandra Machado, Tamires Martins Dias, Vera Lúcia Vieira da Silva e Viviane Barbosa da Silva.

Confira a programação do Dia do Desafio

Dia do Desafio

Confira a programação do Dia do Desafio:

8h – Abertura das atividades nas escolas , com alongamento na quadra com todos os alunos

9h – Caminhada pela comunidade escolar

10h – Jogo de futsal na quadra da escola

11h – Atividades recreativas, lúdicas, no pátio da escola

12h – Conscientizar os alunos sobre a importância da atividade
física e convidá-los a participarem do restante das atividades que acontecerão ao longo do dia

14h – Atividade em frente ao prédio da Prefeitura Municipal

15h – Atividades para as escolas no palco do Largo das Bandeiras (Flávio, Carmem, mais monitores do Mais Educação)

16h – Aula de dança no Largo das Bandeiras (Michael, Bombom, Ana Paula, e monitores do Mais Educação)

17h – Ginástica orientada (Luciane e Oscar)

18h – Cãominhada ou caminhada orientada pelo exército, 3km

19h – Chegada ao Largo da Bandeiras, fala sobre a importância da atividade física, alongamento e encerramento das atividades

Secretaria de Desenvolvimento Social anuncia abertura de novo curso do Pronatec

curso motorista escolar

A Secretaria de Desenvolvimento Social comunica que estão abertas as inscrições para o curso de Motorista de Transporte Escolar, através do Pronatec. De acordo com o secretário Marcelo Victória, serão 22 vagas no turno da noite e as aulas acontecerão no período de 16 de junho a 31 de julho. “ Os alunos terão aula de segunda a sexta das 19h às 23h e durante 3 sábados em dois turnos, manhã e tarde”, explica.

Os interessados podem fazer a inscrição a partir desta segunda-feira (26) das 8h às 13:30h na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Av. 20 de Setembro, 172). O prazo encerra no dia 30 de maio.

Documentos necessários para fazer a inscrição: Cópia RG e CPF, comprovante de residência, cópia de comprovante de escolaridade, número de uma conta no banco e carteira de Habilitação D (Caso o aluno queira habilitar o curso perante o DETRAN).