Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Audiência Pública – Orçamento 2015

orcamento 2015

Nesta sexta-feira (14) a Prefeitura Municipal de Jaguarão estará realizando na Câmara de Vereadores Audiência Pública sobre o Orçamento 2015.

Dia 28 de novembro tem Mutirão da Documentação

28 de novembro des. eco.

O mutirão do Programa de Documentação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai emitir de graça documentos civis e trabalhistas para a população jaguarense. A ação em Jaguarão está programada para o dia 28 de novembro no Centro Público de Economia Solidária, nos turnos da manhã (9h às 12h)  e tarde (13:30h às 18h).

Conforme os organizadores  o mutirão prevê o encaminhamento de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e CPF, documentação da trabalhadora rural e atendimento aos produtores, além de orientações sobre os programas Plantão Social, Bolsa Família e Microcrédito.

A ação no município conta com a parceria da EMATER e Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Habitação.

Grande confraternização marca os 15 anos do Projeto CASE

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Na última quinta-feira (30) foi realizada a festa que marcou os 15 anos do Centro de Apoio Socioeducativo- Projeto CASE, com a presença da equipe de funcionários, alunos e diversos convidados. A atividade contou com apresentação teatral, apresentação do Instrumental CASE e um almoço de confraternização. Na oportunidade os convidados presentes tiveram a oportunidade de ver de perto, através das apresentações das crianças, todo o trabalho que é desenvolvido no local além de sentir o quanto este trabalho em equipe contribui com a vida de dezenas de crianças e jovens.

Coordenado pela professora Dioneida Vitória, o projeto atende atualmente cerca de 100 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que frequentam um espaço acolhedor, onde em turno inverso ao da escola eles participam de atividades, como oficinas de música, jardinagem, padaria, esporte, reforço escolar e artes, além de receberem quatro refeições diárias.

Durante os discursos das autoridades o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória destacou a importância da relação de parceria da Prefeitura com a Legião da Cruz, o que é fundamental para a manutenção do CASE. Ele ainda homenageou toda a equipe de funcionários salientando o quanto a dedicação da equipe contribui para o desenvolvimento social das crianças e jovens atendidos.

Também presente no evento o vice-prefeito Lisandro Lenz fez referências as apresentações das crianças que segundo ele, foram emocionantes e mostraram o quanto os alunos e a equipe estão próximas. O vice também falou sobre a valorização dos processos de inclusão e afirmou que os investimentos em programas sociais são fundamentais para o processo de inclusão e participação das pessoas em uma sociedade, bem como contribuem para um ambiente cada vez melhor.

Durante sua fala o presidente da Legião da Cruz, Renato Oliveira, destacou os investimentos que foram feitos na sede do Lar de Meninos, como pintura externa e interna, melhorias no refeitório, construção de novos banheiros, entre outras reformas que qualificam a estrutura do projeto. Outra referência feita pelo presidente foi ao Instrumental CASE, formado há três anos sob o comando do Maestro João Carlos Gottinari, da cidade de Pelotas. O grupo realiza apresentações com flauta e recentemente iniciou o trabalho com violinos.

 Também estiveram presentes o presidente do Legislativo Oberte Paiva, as vereadoras Miriam Coelho e Roseli Calvetti, o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a chefe de Gabinete, Márcia Oliveira, o secretário adjunto de Saúde, Paulo Vieira, a coordenadora do CRAS, Verônica Perez, o Bispo Renato, os integrantes da diretoria da Legião da Cruz, Marcos Timm e Aroldo Enslin, entre outros.

O CASE é mantido pela Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Legião da Cruz.

Dia do Servidor Público

28 DE OUTUBRO SERVIDOR PUBLICO

O Gabinete do Prefeito, o Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Administração parabenizam a todos os servidores municipais pelo dia do servidor público, a ser comemorado na data de 28 de outubro.

Aproveitamos a oportunidade para enaltecer a importância de todos os servidores do nosso Município, os quais são imprescindíveis para o funcionamento da máquina pública, reiterando a nossa gratidão a todos vocês que, como servidores públicos, desempenham com respeito, eficiência, zelo e dedicação suas funções junto à população jaguarense.

Neste dia especial, parabenizamos e agradecemos o empenho de todos aqueles que, através de seu trabalho, lutam pela construção de uma sociedade melhor.

Assim sendo, em homenagem a quem faz a diferença no nosso Município, através do DECRETO de nº 237, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014, foi decretado ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro, sendo que não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Jaguarão.

Jaguarão será sede do 127 º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

faders convite

Nesta quinta-feira (23) será realizado em Jaguarão o 127 º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. A atividade acontecerá no Auditório da Unipampa e é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Faders(Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), com apoio da Prefeitura de Jaguarão e Coepede/RS.

Confira a programação:

8h às 8h30min: Credenciamento e café

8h30 às 9h: Abertura Oficial

9h às 12 h: Garantia de Direitos e Cidadania

12h às 13h30min: Intervalo

13h30min às 14h30min: Conselhos dos Direitos da PcD e Controle Social

14h30 min: Acessibilidade e rede de Serviços

17 h: Leitura da Carta do Município/Região e encerramento

 

Serviço:

O que: 127 º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

Quando: Quinta, 23 de outubro

Onde: Auditório da Unipampa, Rua Conselheiro Diana, 650 – Bairro Kennedy

Hora: 8h às 17h

Inscrições: www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br

Informações pelo Telefone: (51) 3287-6510 / 3287-6504

Destaques: O Serviço de Acolhimento funciona durante o horário do fórum, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 16h15min.

Comunicado: Regularização de Cadastro do Bolsa Família

cartao-bolsa-familia

A secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica as pessoas listadas abaixo, que as mesmas devem comparecer no setor do Bolsa Família da Secretaria, para regularizarem seus cadastros. Para isso é necessário apresentar um documento de identidade  ou outro documento com foto e uma conta de luz.

O atendimento para a regularização do cadastro  é feito de segunda à quinta das 8:00h às 13:00h, na sede da Secretaria, localizada a Rua 20 de Setembro,172.   Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

 

01 Maria Regina Rocha
02 Barbara Araujo Azambuja
03 Marieti BrandãoNeumann
04 Franciele Rodrigues Duarte
05 Neli Mariano De Oliveira
06 Daiane De Oliveira Farias De Freitas
07 Maria Barros Berdia
08 Nayara Nunes Cardoso
09 Natali Silva Ferraz
10 Leandro Mateus Almeida Tavares
11 Neiva Marlene Rodrigues
12 Mare Beatriz Bastos Espinoza
13 Vera Lucia Radiuc
14 Nagila Duarte Mendes
15 Gilma Marleide Patricio Da Silva
16 Luana Avila Xavier
17 Leticia Da Rosa Costa
18 Monique Metzger Borges
19 Carlos Flavio Velasque De Armas
20 Neusa Maria Diogo Pureza De Lima
21 Daniel Gonçalves Almeida
22 Alinson Leticia Estefan Correa
23 Elizabeth Faria Peixoto
24 Veridiana Teixeira De Mello Gonçalves
25 Cristiano Diniz
26 Sabrina Silva Silveira
27 Luciana Alves Ricardo
28 Gessica Rodriguez Fernandes
29 Juliane Pinto Lemos
30 Fernanda De Carvalho Marques
31 Tais Gonçalves Ferreira
32 Alex Sandro De Freitas Cardoso
33 Jenifer Acosta De Avila
34 Lilian Estela Correa Correa
35 Catia Machado Ferreira
36 Rita Labandeira Rollano
37 Paulo Cesar Gonçalves
38 Santa Ana Pereira Da Silva
39 Nilo Silva Carvalho
40 Eva Marcia De Freitas Cunha
41 Valuza Domingues Teixeira De Mello
42 Diulia Madeira Lopes
43 Izadora Acosta Cruz
44 Dyesse Martins Mancilha
45 Eluza Maria Silveira Sampaio
46 Sandra Raquel Brandão Machado
47 Lidia Maria Da Silva Costa
48 Hohd Hasan Hohd Mustafa Shaladeh
49 Giancarlo Gonzatto Chiacchio
50 Simone Cruz Pintos Melgar
51 Elza Hepp
52 Eva Curto Reyes
53 Liliane Faria Vieira
54 Maria Silvina Da Silva Acosta
55 Roziane Cabreira Lobo
56 Francimeire Maria Aguiar
57 Luciana Dorneles Ferreira
58 Kelen Cristiani Vieira Acosta
59 Francisca Catia Saraiva Brum Da Silva

Comunicado do Programa Bolsa Família

cartao-bolsa-familiaAs famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e estão com a sua pesagem atrasada ( não compareceram na unidade de saúde nos meses de julho, agosto e setembro deste ano) devem ir ao posto de saúde de sua referência o mais breve possível para regularizar a pesagem.

Lembramos que a pesagem do Bolsa Família referente ao 2º semestre de 2014 termina em  30 de novembro. Sendo que, o prazo NÃO SERÁ PRORROGADO como aconteceu no semestre anterior.

Para realizar o acompanhamento é necessário que todos os membros da família que devem ser pesados (mulheres em qualquer idade e os meninos até 07 anos), estejam juntos portando carteira de vacinação completa.

Reafirmamos que a pesagem é apenas para famílias que estejam com a situação em atraso.

Confira  os dias de atendimento de cada unidade de saúde:

  • Policlínica: quintas feiras manhã e tarde;
  • UBS Kenndy: quintas feiras manhã e tarde;
  • UBS Vencato: terças de manhã e quarta feira à tarde;
  • UBS Boa Esperança: quartas feiras manhã e tarde;
  • UBS Pindorama: quarta feira manhã e tarde;
  • UBS Bela Vista: segundas feiras manhã e tarde.

Concurso elege nova Corte do Grupo de Idosos Conviver

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Na quarta-feira (01º) foi comemorado o Dia do Idoso e para marcar a data em Jaguarão foi realizado, na Sociedade Beneficente Tiradentes, um jantar dançante para o Grupo de Idosos Conviver, com o grupo musical Amigos do Sul. Durante a festa também foi realizado concurso para a escolha da nova Rainha, Princesas, Miss Simpatia e Mister do Grupo. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ao qual o grupo está vinculado.

O concurso contou com a participação de 10 candidatas e 02 candidatos, que realizaram desfile individual e desfile coletivo. O corpo de jurados foi formado pelo Secretário Marcelo Victória, pela Rainha 2013/2014 Luci Gomes e pela vereadora proponente da lei que instituiu a Semana do Idoso em Jaguarão, Roseli Calvetti.

Antes do resultado final o público acompanhou o desfile da Corte 2013/2014 formada pela Rainha Luci, 1ª Princesa Lurdes, 2ª Princesa Miriam, Miss Simpatia Cloé e o Mister Silvério.

Prestigiando a festa o prefeito Cláudio Martins destacou a satisfação em estar presente em um evento marcado pela alegria contagiante dos idosos. “É sempre bom estar presente nas festas do Grupo Conviver, onde nos reunimos com pessoas que têm uma grande importância para a história da nossa cidade e que tanto contribuíram e contribuem para seus filhos, netos e demais familiares. Vocês que tanto trabalharam são mais do que merecedores destes momentos de lazer e de alegria”, disse.

A vereadora Roseli Calvetti também destacou o quanto é bom participar de momentos como este e falou sobre o seu projeto de lei 21 que institui a Semana Municipal do Idoso que será celebrada anualmente no período de 29 de setembro a 6 de outubro e  passará a fazer parte do calendário de eventos do município. “Essa semana só vem coroar este trabalho maravilhoso que é desenvolvido com os nossos idosos através do Grupo Conviver, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social”.

O evento também contou com a presença da chefe de Gabinete, Márcia Oliveira, da secretária em exercício de Educação e Desporto, Raquel Moreira e da coordenadora do CRAS, Verônica Peres.

 Conheça a nova Corte do Grupo de Idosos Conviver

Rainha: Eldi Teixeira Ferreira, 73 anos

Mister: Maribel Suarez, 75 anos

1ª Princesa: Eneci da Rosa Naveira, 74 anos

2ª Princesa: Dilma Goularte Veleda, 77 anos

Miss Simpatia: Zilda Porto, 68 anos

PRONATEC: Abertas inscrições para curso de Frentista

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa a comunidade jaguarense que já estão abertas as inscrições para o Curso de Frentista através do PRONATEC.  As inscrições serão realizadas na Secretaria a partir desta terça-feira (30), das 8h ao meio dia. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada.

O curso que tem previsão de início para o dia 20 de outubro será ministrado pelo Sest/Senat de segunda a sexta das 19:30 às 23:00h, sendo que o local ainda não está confirmado.

Mais informações podem ser obtidas através do 3261.5924 ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua 20 de Setembro esquina XV de Novembro).

Critérios para inscrição:

Idade Mínima: 15 anos;

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Portar no ato de inscrição: Cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência e Histórico Escolar.

Comunicado: Projeto Case

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação  comunica que as atividades do projeto CASE estão suspensas nesta segunda-feira (15). Mais informações pelo telefone 3261.5924.