Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Novos estagiários são recepcionados no Gabinete do Prefeito

foto estgágio

Foto: Fernanda Barbier

 

Na manhã de ontem (17) no Gabinete do prefeito Cláudio Martins foi realizada a recepção aos estudantes que irão estagiar na Prefeitura Municipal. Nesta primeira convocação do processo seletivo foram chamados 53 estagiários de diferentes áreas, como Pedagogia, Letras, Direito, EJA e Ensino Médio.

O vice-prefeito e secretário de Administração, Lisandro Lenz parabenizou a todos pelo mérito de terem sido selecionados no processo, apresentou sua equipe e destacou que a secretaria de Administração estará sempre à disposição para atender a todos.

Ainda de acordo com Lisandro o estágio é um momento muito importante para a vida de todos, já que ele oportuniza novas experiências, traz diversos aprendizados e tem um papel muito significativo para o futuro profissional. O vice-prefeito também fez um breve relato sobre sua experiência em estagiar na Emater e o quanto isso foi positivo para sua vida profissional.

O prefeito Cláudio também cumprimentou a todos e ressaltou a importância que cada um terá dentro da Prefeitura Municipal, auxiliando na qualidade dos serviços que chegarão até a população ao mesmo tempo em que estarão adquirindo conhecimento para sua vida e para sua carreira profissional.

Durante o ato de acolhida os novos estagiários também acompanharam relatos e conheceram ex-estagiárias que hoje são funcionárias concursadas do Município e também ex-estagiárias que foram contratadas como cargos de confiança. Sobre estes exemplos o prefeito destacou que estas foram conquistas fruto da dedicação, da qualidade do trabalho desempenhado e do comprometimento com o serviço público. Encerrando o encontro os estudantes foram encaminhados aos secretários responsáveis pelos setores onde eles irão fazer o estágio.

Também estiveram presentes no ato o secretário de Saúde, Celso Caetano, o secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória e o secretário interino de Educação e Desporto, Vitor Hugo Almeida.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Tem início a IX Conferência Municipal de Assistência Social

IMG_2273

Foto: Roberto Luzardo

 

Evento acontece durante todo o dia na Biblioteca Pública

 Teve início hoje (14) pela manhã a IX Conferência Municipal de Assistência Social, na Biblioteca Pública. O evento acontece durante todo o dia e tem como tema principal “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

A abertura contou com a presença do prefeito Cláudio Martins e vice-prefeito Lisandro Lenz, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jovane  Antunes, do líder do governo na Câmara de Vereadores, Oberte Paiva e do secretário de Desenvolvimento Social Marcelo Victória.

O prefeito Cláudio Martins ressaltou que são investidos cerca de R$ 3 milhões na área social do município. “Esse investimento diz respeito ao desenvolvimento e a sustentabilidade da sociedade jaguarense”. Ele também ressaltou a importância da criação de estruturas de atendimento social como o CREAS, CRAS e a revitalização do Lar de Passagem. “Trouxemos o Lar de Passagem para o centro da cidade e dentro de em breve estaremos transferindo para um casarão na Rua XV de Novembro, qualificando ainda mais a estrutura e o atendimento das crianças. Colocar o Lar de Passagem na área central é trazer à luz uma problemática que é de toda a sociedade”, disse Martins.

Já o vice-prefeito Lisandro Lenz destacou a união da equipe da secretaria de Desenvolvimento Social que reflete na excelência dos serviços prestados. “O serviço social busca a inclusão das pessoas e é o que de fato transforma a sociedade. A política de inclusão social é uma das mais importantes em nosso país e município. Incluindo as pessoas enfrentamos as desigualdades”.

O secretário Marcelo Victória  lembrou dos avanços obtidos após a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e o quanto isso refletiu na política de assistência social. “O Serviço Social deixou de ter um caráter meramente assistencialista e passou a tratar do desenvolvimento das pessoas, das famílias. Em nosso município tivemos muitos avanços neste sentido, principalmente com a descentralização dos serviços”, finalizou.

À tarde a atividade segue a partir das 13h30 com apresentação do Instrumental CASE e na sequência serão realizados os trabalhos em grupo e apresentações dos mesmos, votação das deliberações e escolha dos delegados.

A Conferência é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e do Conselho Municipal de Assistência Social.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Prefeitura realiza nesta quinta-feira Audiência Pública para apresentação da LDO

audiencia-ldo

 

A Prefeitura Municipal realizará nesta quinta-feira (13), às 18h, na Biblioteca Pública Municipal, a Audiência Pública em que irá apresentar à população o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2016.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para o prazo de um exercício. Ela estabelece um elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), uma vez que reforça quais programas relacionados no PPA terão prioridade na programação e execução orçamentária.

Participe!

IX Conferência Municipal de Assistência Social será nesta sexta-feira

 cartaz conferência

Acontece nesta sexta-feira (14) a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Na programação da atividade, que acontecerá na Biblioteca Pública, está programado o credenciamento a partir das 8h e a cerimônia de abertura e leitura do Regimento Interno, a partir das 9h.

Ainda segundo a programação da manhã às 10:15h o secretário Marcelo Victória irá realizar a exposição avaliativa sobre a efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS ) em Jaguarão  e logo após será dado início aos debates.

Na tarde a atividade segue a partir das 13:30h com apresentação do Instrumental CASE e na sequência serão realizados os trabalhos em grupo e apresentações dos mesmos, votação das deliberações e escolha dos delegados.

A Conferência é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e do Conselho Municipal de Assistência Social.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Atividades culturais e atendimento à população marcam lançamento do Programa ABRACE

IMG_1536

Foto: Roberto Luzardo

 

Calor, praça colorida, cheia de novos brinquedos. Criançada na rua acompanhados de seus pais. Moradores ocupando a Praça para tomar um chimarrão e aproveitar o domingo. Esse foi o clima do lançamento do Programa ABRACE na Praça da Kennedy. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, contou ainda com a Feira de Economia Solidária, atendimento médico, teste de HGT e verificação de pressão, distribuição de vacinas anti-cio para cães e gatos, adoção de animais, informações sobre o Bolsa Família, o CRAS, programas de habitação e serviços do Desenvolvimento Econômico, além de cama elástica, basquete de rua e apresentações culturais.

A alegria era visível no rosto dos moradores que a partir de agora poderão aproveitar um espaço totalmente revitalizado. “Esse é um programa de extrema importância para nós, pois visa a recuperação de espaços públicos. Trabalha com a criação de consciência da preservação e do cuidado que todos nós devemos ter para com o que é de todos, além é claro de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população”, disse o vice-prefeito Lisandro Lenz.

Já o Prefeito Cláudio Martins lembrou que o trabalho desenvolvido na recuperação das Praças, através do Programa ABRACE, é uma ação conjunta de vários setores da Prefeitura Municipal, transversalizando ações na área do meio ambiente, esporte, cultura e infraestrutura. “É um esforço conjunto, uma ação que visa a união tanto do poder público quanto da comunidade, em torno de um espaço que é público, de todos”, ressaltou Martins.

A próxima ação do programa ABRACE será na Praça do bairro Vencato, onde já teve início a colocação da canalização no entorno do local, resolvendo um problema histórico de esgoto à céu aberto. Também haverá colocação de novos brinquedos, lixeiras, recuperação da quadra de esportes, além de ações de educação ambiental.

Departamento de Comunicação Prefeitura Municipal de Jaguarão 

 

Praça do bairro Kennedy é revitalizada pelo Programa ABRACE

IMG_1168.

Foto: Roberto Luzardo/DeCom PMJ

 

Neste domingo (02) haverá evento no local com diversos serviços da Prefeitura

 Os moradores do bairro Kennedy poderão curtir a sua praça de uma forma diferente. Após a chegada do Programa ABRACE no local, diversas ações foram desenvolvidas, com o objetivo de recuperar a área e proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade. Iluminação, criação de novos brinquedos, plantios de árvores, recuperação da quadra de esportes, drenagem, colocação de tabuleiros de xadrez e dama, entre outras.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz, este é um programa de fundamental importância, principalmente porque prevê a participação da comunidade no processo de revitalização dos espaços. “A nossa ideia é potencializar as ações dos moradores no que diz respeito à revitalização das praças e áreas verdes. Queremos somar os esforços e o trabalho do poder público para garantir a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades através do lazer e do cuidado com o meio ambiente, sempre em parceria com a população”, salienta.

Para celebrar junto à população a nova “cara” da Praça, a Prefeitura irá realizar uma grande atividade neste domingo (02) a partir das 14h, com diversas atrações, como, apresentações de dança, invernada artística, Feira de Economia Solidária, brinquedos infláveis, além de serviços na área da saúde, assistência social, entre outras de interesse público. No local também haverá uma Ouvidoria do Município para que a população possa deixar comentários, sugestões e críticas.

 

ABRACE

Você sabe o que é o Programa ABRACE?

O Programa ABRACE tem por objetivo principal o envolvimento da comunidade e do poder público na revitalização e recuperação de Praças e áreas verdes dos bairros e centro da cidade. As principais ações deste programa são voltadas as áreas de meio ambiente, esporte, cultura e infraestrutura. Porém de nada adianta revitalizarmos o local se a comunidade não se responsabilizar por mantê-la, afinal de contas a Praça é um lugar de todos!

Por isso convidamos você para ABRAÇAR esta ideia! Juntos podemos fazer da nossa cidade um lugar ainda melhor!

 Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão