Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Informação sobre horários da Prefeitura nesta quinta e sexta

Conforme o DECRETO Nº 088, DE 17 DE MAIO DE 2016, que concede ponto facultativo e determina horário de expediente da Prefeitura Municipal, informamos que:

A Prefeitura de Jaguarão não terá expediente na quinta-feira (26), em virtude do feriado de Corpus Christi e na sexta-feira (27), data em foi concedido ponto facultativo;

Em relação aos serviços de saúde, estarão em funcionamento o SAMU e o Pronto Atendimento da Santa Casa;

A coleta de lixo será suspensa apenas na quinta-feira (26)  e nos demais dias segue normalmente;

A equipe de limpeza urbana da Cooadesps irá trabalhar na quinta-feira (26) e na sexta (27) os trabalhos serão suspensos, retornando normalmente na segunda-feira (30).

O decreto completo pode ser acessado aqui 088-Decreto-Ponto-Facultativo-Corpus-Christi

Minha Casa Minha Vida: Mais quatro famílias jaguarenses realizam o sonho da casa própria

minha casa minha vida entrega

foto: Fernanda Barbier

 

Mais quatro famílias jaguarenses, beneficiárias do programa Minha Casa Minha Vida, receberam as chaves de suas moradias. O ato de entrega foi realizado no início da tarde de ontem (19), na Rua José Antônio Rodrigues Rotta, no bairro Indianópolis II. Como em todos os atos de entrega de moradias, esse também foi um momento marcado por emoção e alegria.

“Esse momento representa muito na minha vida. É um sonho que virou realidade e que vai melhorar a vida da minha família”, destacou a dona de casa Danielle Lima da Silva, que vai morar no local com seu marido, que é carroceiro, e com seus três filhos de 12, 13 e 14 anos.

Logo após receber as chaves da nova moradia, das mãos do prefeito Cláudio Martins, Danielle aguardava a chegada do marido com a mudança. “Já estamos nos mudando hoje mesmo. A qualidade da casa está aprovada e estamos muito felizes”, complementou Danielle.

Outra beneficiária que também recebeu as chaves de sua nova moradia foi Adriana Martins, que é doméstica e mora com seus dois filhos de 17 e 14 anos. “ Há 19 anos estou na batalha por uma casa própria e hoje estou muito feliz, pois é um sonho de muito tempo que está sendo realizado”, celebrava Adriana destacando que durante muito tempo pagou aluguel e enfrentou as dificuldades econômicas , o drama das ordens de despejo e a angústia de passar tudo isso junto com os filhos. “Desde que anunciaram que eu havia sido contemplada eu ainda não acreditava. Só estou acreditando hoje que estou aqui dentro e com as chaves em mãos”, contou Adriana que irá fazer a mudança no final de semana.

Para o prefeito Cláudio Martins é uma imensa alegria estar entregando as chaves das moradias para essas famílias jaguarenses que muito têm batalhado. “A moradia é o bem mais precioso que uma família pode receber e esse programa tem beneficiado mais de uma centena de famílias aqui em Jaguarão. São famílias que têm crianças, idosos, deficientes físicos e muitas mulheres guerreiras que tomam conta de suas famílias, sozinhas e com muita luta”, salientou.

O local já está com rede de água e luz e as residências têm sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Todas as casas possuem telha de barro capa canal, forro PVC, piso em cerâmica, azulejo no banheiro e na cozinha e elas também são adaptadas para deficientes físicos.

As equipes seguem trabalhando na colocação de água e luz na região das casas populares e as 19 casas restantes, de um total de 48 no bairro Indianópolis II, devem ser entregues dentro de 20 dias.

Também participaram do ato de entrega das moradias o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto da Silva, o coordenador de Habitação, Sérgio Affonso,  a presidente suplente do Conselho Municipal de Habitação, Elisa Moraes, a presidente do Legislativo, Roseli Calvetti, os vereadores Oberte Paiva e Renato Baucke, entre outros.

Confira mais imagens da entrega das moradias

Departamento de Comunicação PMJ

Prefeitura entrega mais 14 casas do programa Minha Casa Minha Vida

IMG_4190

Fotos: Fernanda Barbier

 

Na última sexta-feira (6) quatorze famílias beneficiárias das 48 casas do programa Minha Casa Minha Vida receberam as chaves de suas moradias, localizadas na Rua Martinho Braga, no bairro Indianópolis II. Durante o ato, marcado por muita alegria, era visível a emoção não apenas no rosto das famílias que recebiam suas chaves, mas também de grande parte dos convidados que acompanhou a entrega.

“Esse momento é extremamente feliz. Mais do que uma casa, essa entrega representa a dignidade para essas famílias que por muito tempo viveram o drama do aluguel e muitas enfrentaram grandes dificuldades em buscar um local para morar com suas famílias”, destacou o prefeito Cláudio Martins.

Também presente no ato de entrega o deputado estadual Zé Nunes desejou muitas felicidades para as famílias nesta nova fase e também ressaltou o trabalho qualificado da equipe da prefeitura de Jaguarão. “A administração municipal de Jaguarão está de parabéns, pois tem uma equipe dedicada e comprometida, que se preocupa em realizar projetos para atender quem mais precisa. Esse olhar para os mais pobres é de grande importância”, observou o deputado.

Feliz com a conquista a vendedora Cátia Alves, que estava morando com familiares e também passou um período pagando aluguel, destacou a felicidade em receber as chaves da casa própria. “Estou muito feliz e realizada. É um sonho que estou realizando. Amanhã já irei fazer a mudança”, destacou Cátia, que irá morar com o marido e seus quatro filhos.

Também, muito emocionada, Verônica Perez, que trabalha em uma lavanderia da cidade, comemorou o fim do aluguel. “Hoje é um dia de muita felicidade. Desde que fui contemplada, estava sempre na volta buscando informações e acompanhando o andamento das obras, ansiosa por este momento”, contou Verônica que planejava a mudança para o início da semana, com seus três filhos de 4, 11 e 15 anos.

IMG_4150

De acordo com o coordenador do Núcleo de Habitação, Sérgio Affonso, o local já está com rede de água e luz e as residências têm sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Todas as casas possuem telha de barro capa canal, forro PVC, piso em cerâmica, azulejo no banheiro e na cozinha e elas também são adaptadas para deficientes físicos.

Ainda segundo as informações da coordenação de habitação as equipes seguem trabalhando na colocação de água e luz na região das casas populares. Para o início da próxima semana a ideia é que mais quatro famílias recebam suas casas e as 19 restantes devem ser entregues nas próximas semanas.

Também participaram do ato de entrega das moradias o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto da Silva, a presidente do Conselho de Habitação, Elisa Moraes, a presidente do Legislativo, Roseli Calvetti, os vereadores Oberte Paiva, Miriam Coelho e Orlando Coelho, entre outros.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Jaguarão decreta situação de emergência por causa das chuvas

foto rio

Rio Jaguarão chegou a atingir 3 metros acima do nível normal Foto: Norma Dufau

 

O município de Jaguarão decretou, no início desta semana, situação de emergência em virtude das sucessivas chuvas que nos últimos 30 dias acumularam mais de 500mm. Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Luiz Cláudio Xavier, a prefeitura ainda está realizando o levantamento de dados para encaminhar informações detalhadas da situação à Defesa Civil do Estado.

Conforme relato do coordenador a elevação do Rio Jaguarão chegou a 4,7 metros, cerca de três metros acima do seu nível normal. Na manhã desta quarta-feira (27) já foi possível perceber uma diferença no nível e na última medição feita o registro era de 2,5 metros acima do nível normal.

Sobre a situação das últimas semanas, Xavier destaca que a prefeitura realizou um grande trabalho de monitoramento, inclusive na madrugada. Ele conta que com o aumento do nível do rio uma família ficou desalojada e duas famílias desabrigadas, as quais ainda se encontram nas dependências do Ginásio Integração. “Em todo este processo de monitoramento tivemos um apoio forte da Cooadesps, que transportou as famílias, da secretaria de Serviços Urbanos, que fez diversas ações de drenagem para barrar os alagamentos, e também da secretaria de Desenvolvimento Social, que assessorou com o trabalho das assistentes sociais”, disse.

Segundo as informações da prefeitura as chuvas causaram vários impactos negativos na zona rural. Mais de 1000 km de estradas municipais sofreram grandes danos, o que impossibilitou o escoamento da safra agrícola, o transporte de cerca de 450 alunos da rede municipal e estadual, além de transtornos no deslocamento de famílias de produtores rurais, do campo para a cidade. As perdas nas lavouras, especialmente na soja, somam cerca de R$30 milhões.

Já na cidade foram registrados diversos pontos de alagamento, principalmente nas regiões ribeirinhas da Vila dos Pescadores e Vencato, assim como nos bairros Germano, Pindorama Indianópolis e Sagrada Família. Várias ruas, especialmente as não pavimentadas, também tiveram grandes danos. Com a trégua da chuva na manhã de hoje, equipes da secretaria de Serviços Urbanos, trabalham na recuperação destes trechos.

Reunião em Porto Alegre junto ao Governo do Estado: O Prefeito Cláudio Martins participa na manhã de hoje (25), em Porto-Alegre, da reunião com o secretário estadual da Agricultura Ernani Polo. Na pauta estão as consequências das chuvas para o setor primário. Entre os presentes estão as instituições financeiras, prefeitos de 9 municípios e o deputado Zé Nunes.

Inscrições para o Passe Livre foram prorrogadas

13063869_10154078048077230_826457654_o
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que as pré-inscrições para o programa Passe Livre Estudantil Intermunicipal 2016 (1º semestre) foram prorrogadas até o dia 29 de abril.
A documentação para a pré-inscrição deve ser entregue na própria Secretaria (Rua 20 de Setembro, 172), das 8h às 14h. Podem participar do Programa os estudantes que comprovem renda per capita de até 1,5 salário mínimo, residam em Jaguarão, mas estudem em outra cidade, e possuam pelo menos 75% de frequência na instituição de ensino.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3261-5924. Detalhes sobre a documentação podem ser conferidos no site da prefeitura através do link

Comunicado – Baile do Grupo da Terceira Idade Conviver foi transferido

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que o Baile do Grupo da Terceira Idade Conviver que aconteceria hoje (13) está cancelado devido ao mau tempo.

Departamento de Comunicação – PMJ