Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Jaguarão decreta situação de emergência por causa das chuvas

foto rio

Rio Jaguarão chegou a atingir 3 metros acima do nível normal Foto: Norma Dufau

 

O município de Jaguarão decretou, no início desta semana, situação de emergência em virtude das sucessivas chuvas que nos últimos 30 dias acumularam mais de 500mm. Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Luiz Cláudio Xavier, a prefeitura ainda está realizando o levantamento de dados para encaminhar informações detalhadas da situação à Defesa Civil do Estado.

Conforme relato do coordenador a elevação do Rio Jaguarão chegou a 4,7 metros, cerca de três metros acima do seu nível normal. Na manhã desta quarta-feira (27) já foi possível perceber uma diferença no nível e na última medição feita o registro era de 2,5 metros acima do nível normal.

Sobre a situação das últimas semanas, Xavier destaca que a prefeitura realizou um grande trabalho de monitoramento, inclusive na madrugada. Ele conta que com o aumento do nível do rio uma família ficou desalojada e duas famílias desabrigadas, as quais ainda se encontram nas dependências do Ginásio Integração. “Em todo este processo de monitoramento tivemos um apoio forte da Cooadesps, que transportou as famílias, da secretaria de Serviços Urbanos, que fez diversas ações de drenagem para barrar os alagamentos, e também da secretaria de Desenvolvimento Social, que assessorou com o trabalho das assistentes sociais”, disse.

Segundo as informações da prefeitura as chuvas causaram vários impactos negativos na zona rural. Mais de 1000 km de estradas municipais sofreram grandes danos, o que impossibilitou o escoamento da safra agrícola, o transporte de cerca de 450 alunos da rede municipal e estadual, além de transtornos no deslocamento de famílias de produtores rurais, do campo para a cidade. As perdas nas lavouras, especialmente na soja, somam cerca de R$30 milhões.

Já na cidade foram registrados diversos pontos de alagamento, principalmente nas regiões ribeirinhas da Vila dos Pescadores e Vencato, assim como nos bairros Germano, Pindorama Indianópolis e Sagrada Família. Várias ruas, especialmente as não pavimentadas, também tiveram grandes danos. Com a trégua da chuva na manhã de hoje, equipes da secretaria de Serviços Urbanos, trabalham na recuperação destes trechos.

Reunião em Porto Alegre junto ao Governo do Estado: O Prefeito Cláudio Martins participa na manhã de hoje (25), em Porto-Alegre, da reunião com o secretário estadual da Agricultura Ernani Polo. Na pauta estão as consequências das chuvas para o setor primário. Entre os presentes estão as instituições financeiras, prefeitos de 9 municípios e o deputado Zé Nunes.

Inscrições para o Passe Livre foram prorrogadas

13063869_10154078048077230_826457654_o
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que as pré-inscrições para o programa Passe Livre Estudantil Intermunicipal 2016 (1º semestre) foram prorrogadas até o dia 29 de abril.
A documentação para a pré-inscrição deve ser entregue na própria Secretaria (Rua 20 de Setembro, 172), das 8h às 14h. Podem participar do Programa os estudantes que comprovem renda per capita de até 1,5 salário mínimo, residam em Jaguarão, mas estudem em outra cidade, e possuam pelo menos 75% de frequência na instituição de ensino.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3261-5924. Detalhes sobre a documentação podem ser conferidos no site da prefeitura através do link

Comunicado – Baile do Grupo da Terceira Idade Conviver foi transferido

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que o Baile do Grupo da Terceira Idade Conviver que aconteceria hoje (13) está cancelado devido ao mau tempo.

Departamento de Comunicação – PMJ

Governo Municipal anuncia alterações no secretariado

O quadro de secretários municipais da Prefeitura de Jaguarão sofreu alterações nesta semana. Em alguns casos o motivo foi o cumprimento do prazo para desincompatibilização, determinado pela Justiça Eleitoral, para aqueles que pretendem disputar as eleições 2016.
Com a saída de Marcelo Victória, que estava à frente das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Habitação, assume o cargo de secretário, Roberto Pereira da Silva e como adjunta, a assistente social Verônica Perez. Na secretaria de Saúde, Paulinho Vieira deixou o cargo de secretário adjunto. Já na secretaria de Serviços Urbanos, Jorge Tormes saiu do cargo de secretário, o qual passa a ser ocupado por Paulo Khader, que tem como adjunto Vitor Melgares.
A gestão da Santa Casa de Caridade de Jaguarão também sofreu mudanças. O cargo de gestor presidente que estava sendo ocupado por João Cláudio Pedroza, passa agora a ser ocupado pela coordenadora de projetos do hospital, Dolores Gaidarji.

Departamento de Comunicação – PMJ

COMUNICADO – PROJETO CASE

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que as aulas do PROJETO CASE terão início na próxima segunda-feira, 4 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

 

Departamento de Comunicação – Prefeitura de Jaguarão

Gestores realizam reunião sobre a III Semana da Diversidade Sexual de Jaguarão

reunião 1

Na terça-feira (1º) foi realizada na secretaria de Cultura e Turismo uma reunião com representantes da Prefeitura, Câmara e Instituto Conexão Sócio Cultural- Instituto Conex, para debater sobre a III Semana da Diversidade Sexual de Jaguarão.  O evento está programado para o período de 18 a 24 de abril, com uma programação ampla, que envolverá palestras, mostra de cinema e a tradicional parada LGBTT, além de outras atividades.

A Semana da Diversidade Sexual de Jaguarão tem a intenção de promover discussões e debates sobre a luta dos grupos do movimento LBGTT, além de dar visibilidade à suas pautas e aproximar a população jaguarense do diálogo a respeito das diferentes formas de expressão da sexualidade humana.

A Câmara de Vereadores foi representada pela presidente Roseli Calvetti e a Prefeitura pelos secretários Marcelo Victória (Desenvolvimento Social e Habitação), Alencar Porto ( Educação e Desporto), Maria Fernanda Passos (Cultura e Turismo) e Andrea Lima (adjunta de Cultura e Turismo).