Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Atividades do projeto Case retornam dia 23 de março

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que em virtude da instalação da rede de água na área onde funciona o Projeto Case, o retorno das aulas e atividades do projeto será realizado na próxima segunda-feira, dia 23 de março.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

 

 

Pré-inscrições para o Passe Livre Estudantil foram prorrogadas até o dia 27 de março

PASSE LIVRE 2015ddd

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa a comunidade que as pré-inscrições para o programa Passe Livre Estudantil foram prorrogadas até o dia 27 de março. Os interessados devem ir até a secretaria (Av. 20 de Setembro, 172), de segunda a sexta, das 9h às 13h, dias e horários em que estarão sendo recebidas as documentações necessárias.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

Confira os documentos necessários para realizar as inscrições:

  • Foto 3 x4 recente
  • Cópia legível do documento de identificação do estudante frente e verso com foto e do CPF
  • Comprovante de matrícula de acordo com o período letivo 2015/1.
  • Comprovante dos dias de aulas presenciais 2015/1.
  • Previsão do recesso letivo (início e término das aulas) 2015/1.
  • Comprovante de frequência do período letivo anterior. 2014/2.
  • Comprovante do benefício PROUNI assinado e carimbado referente ao semestre vigente 2015/1, quando o estudante for beneficiário do PROUNI.
  • Comprovante de renda do estudante ou declaração autenticada em cartório de que não possui renda (maiores de 16 anos).
  • Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos meses, de acordo com a atividade exercida ou declaração autenticada em cartório de que não possui renda (maiores de 16 anos).
  • Cópia do comprovante de residência atualizado (com data dentro dos últimos 90 dias).
  • Declaração do proprietário do imóvel atestando que o estudante reside no endereço declarado, quando a comprovante de residência não estiver no nome do estudante.
  • Declaração do número de membros da família autenticada (solicitar modelo junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação)

Semana Binacional das Mulheres: Parto Humanizado é tema de atividade nesta segunda-feira

o renascimento do parto

Foto: Reprodução

 

Nesta segunda-feira (09) a partir das 19h será realizada na Biblioteca Pública a atividade de formação sobre parto humanizado, intitulada “Parto Humanizado é um Direito Nosso!”. Conforme os organizadores além da discussão sobre maternidade e direito das gestantes, será exibido o filme o “Renascimento do Parto”, o qual retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência.

De acordo com a sinopse do filme, através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

A Semana Binacional das Mulheres teve início no domingo, 8 de março, com programação nas duas cidades gêmeas da fronteira. Em Rio Branco aconteceu um encontro de mulheres com distribuição de material de combate à violência de gênero, e em Jaguarão, foi realizada durante a tarde a 4ª Marcha das Mulheres.

O evento é uma organização da Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura no link http://www.jaguarao.rs.gov.br/?p=9420.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

 

Programação da Semana Binacional das Mulheres inicia neste domingo  

cartaz oficial - 4u00AA marcha das mulheres

 

A fronteira Jaguarão- Rio Branco realizará na próxima semana diversas atividades em homenagem as mulheres. Entre os principais temas que estarão em debate destaque para a importância do combate a violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

Conforme a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Jaguarão e uma das organizadoras da Semana, Andréa Lima, estão confirmadas atividades de formação sobre parto humanizado e direitos das gestantes, ações de combate às diversas formas de violência, o lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com a retomada do cineclube, lançamento de livro e vários encontros para fortalecer o diálogo e as pautas femininas e feministas.

A programação terá início neste domingo, 8 de março, com o encontro de mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero às 10:30h na  “Feira Vecinal” de Rio Branco, que acontece em frente a “Plaza de Desportes”( Rua Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora).  Na tarde a programação segue em Jaguarão com a 4ª Marcha das Mulheres, que terá concentração em frente ao Cine Regente e seguirá até a Praça Alcides Marques, onde estará acontecendo mais uma edição da Feira de Economia Solidária.

As atividades da Semana Binacional das Mulheres seguem até o dia 13 de março.

 

Confira a programação da 4ª Marcha e Semana Binacional das Mulheres

 08/03 – Domingo

10:30h – Encontro de Mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero na  “Feira Vecinal”. Rio Branco – Uruguai. Em frente a “Plaza de Desportes”. Calle Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora.

17:00h – 4ª Marcha das Mulheres – Concentração em frente ao Cine Regente e deslocamento até a Praça Alcides Marques, onde haverá Feira de Economia Popular e Solidária, roda de conversa, performances artísticas e material informativo sobre o enfrentamento à violência.

09/03 – Segunda-feira

19h – “Parto humanizado é um direito nosso” – atividade de formação sobre os benefícios do parto natural e os direitos das gestantes. Exibição de “O Renascimento do Parto – O Filme”.

Local: Biblioteca Pública

10/03 – Terça-feira

18h – Participação na sessão plenária da Câmara de Vereadores e leitura da carta da 4ª Marcha das Mulheres.

11/03 – Quarta-feira

19h – Sarau poético-literário com a temática “Poesias femininas e feministas”.

Local: Biblioteca Pública.

12/03 – Quinta-feira

19:30h –Lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat.

Local: Cineclube – Câmara de Vereadores de Jaguarão.

13/03 – Sexta-feira

14 às 18h – Políticas públicas para as mulheres – Atividades e Serviços das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação na Praça Alcides Marques.

19h – Atividade de formação sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, com organização do Coletivo Feministas Margaridas, Sindicato de Domésticas e Comisión de Lucha Contra la Violencia Doméstica de Cerro Largo (Uruguai). Local: Clube Social 24 de Agosto.

Organização: Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

 *Programação sujeita à alterações

 

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Aberto o período de rematrículas e novas inscrições para o Projeto Case

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que a partir desta segunda-feira (09) serão realizadas as rematrículas e novas matrículas para o Projeto Case. O período de inscrições segue aberto até esta quinta-feira (12).

Interessados devem ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. 20 de setembro, 172), das 8h ao meio dia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

Grupo de idosos realiza Baile de Carnaval

Baile de Carnaval Grupo de Idosos

Na quarta-feira (11) a Coordenação do Grupo de Idosos Conviver promoverá o Baile de Carnaval 2015 dos Idosos. A festa será realizada no salão da Sociedade Beneficente Tiradentes, das 16h às 20h.

Mais informações podem ser obtidas no CRAS (Rua Germano Domingues, 996), ou pelo telefone 3261.3041.

Município decreta luto oficial pelo falecimento da servidora Martha Cunha Magnani

luto

A Prefeitura Municipal de Jaguarão lamenta com profundo pesar o falecimento da servidora Martha Cunha Magnani, ocorrido no final da tarde de ontem, 27 de janeiro. Na oportunidade informamos que às 17 horas desta quarta-feira, 28 de janeiro, será realizada uma cerimônia de despedida no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas, onde o corpo está sendo velado na Câmara A2. Após a cerimônia, o corpo será transladado para São Leopoldo, onde será cremado.

Diante desta perda inestimável o prefeito em exercício Lisandro Lenz decretou luto oficial no município de Jaguarão, por três dias.

Martha Magnani, 34 anos, era Médica Veterinária e atuava junto a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Decreto de Luto Oficial Martha Cunha Magnani

Prefeitura apresenta Projeto de Lei do Plano de Carreira dos servidores da área da saúde e assistência social

Fotos: Roberto Luzardo

Fotos: Roberto Luzardo

Na segunda-feira (29) a Prefeitura de Jaguarão realizou na Biblioteca Pública a apresentação do Projeto de Lei do Plano de Carreira dos servidores da área da Saúde e da Assistência Social que tem como objetivo a valorização do servidor público municipal a partir da evolução na carreira através do reconhecimento da qualificação profissional.

O Projeto de Lei vem sendo construído ao longo do ano pelo Executivo dialogando com representantes de cada categoria das áreas da saúde e assistência social (enfermeiros, técnicos em enfermagem, agente comunitário de saúde, psicólogo, médico, atendente de consultório dentário, dentista e assistente social) e a previsão é de que seja protocolado na Câmara Municipal de Vereadores no mês de janeiro do ano de 2015.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Cláudio Martins, o Vice Prefeito Lisandro Lenz, o Procurador do Município Rodrigo Moraes, a Secretária de Administração Jehad Mohammed, o Secretário de Saúde Celso Caetano e o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória.

Audiência Pública – Orçamento 2015

orcamento 2015

Nesta sexta-feira (14) a Prefeitura Municipal de Jaguarão estará realizando na Câmara de Vereadores Audiência Pública sobre o Orçamento 2015.

Dia 28 de novembro tem Mutirão da Documentação

28 de novembro des. eco.

O mutirão do Programa de Documentação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai emitir de graça documentos civis e trabalhistas para a população jaguarense. A ação em Jaguarão está programada para o dia 28 de novembro no Centro Público de Economia Solidária, nos turnos da manhã (9h às 12h)  e tarde (13:30h às 18h).

Conforme os organizadores  o mutirão prevê o encaminhamento de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e CPF, documentação da trabalhadora rural e atendimento aos produtores, além de orientações sobre os programas Plantão Social, Bolsa Família e Microcrédito.

A ação no município conta com a parceria da EMATER e Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Habitação.