Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Informe da Prefeitura Municipal sobre o atendimento na segunda-feira, véspera de feriado

Considerando algumas dúvidas da comunidade sobre o funcionamento da Prefeitura Municipal na segunda-feira (20), que antecede o feriado de 21 de abril, informamos que os serviços estarão funcionando normalmente.

A exceção será da Secretaria Municipal da Fazenda, que estará realizando apenas expediente interno, e das escolas da rede municipal que não terão aula na segunda (20) e na terça (21).

Cabe ressaltar que o atendimento no prédio da Secretaria de Saúde e os serviços da farmácia e postos de saúde estarão funcionando normalmente na segunda-feira (20).

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão 

II Semana da Diversidade Sexual de Jaguarão segue até este domingo

 

cartaz semana novo

Divulgação

 

O Instituto Conexão Sociocultural, com patrocínio da Prefeitura e parceria de diversas entidades, realiza ao longo desta semana a II Semana da Diversidade Sexual de Jaguarão, evento que seguirá até este domingo (19), dia em que acontecerá a 2ª parada LGBTT.

Confira abaixo a programação do evento:  

13/04 Segunda

Palestras nas escolas

Manhã: Escola Antônio de Sampaio

Noite: Escola Padre Pagliane – Instituto Espirito Santo

14/04 Terça

19:00h Seminário de Abertura – Biblioteca Pública

Ministrantes:

– Me. Ana Caroline Jardim (Mestre em Serviço Social e Docente da Universidade de Caxias do Sul) – Fala: Diversidade sexual e de gênero: para além da heteronormatividade.

– Célio Golin (Secretário geral do Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual)

Fala: Corpo, desejo e Prazer: Uma intervenção Política na Sociedade

21:00h Abertura da exposição de fotografias

15/04 Quarta

Palestras nas escolas

Manhã: Escola Castelo Branco – Escola Lauro Ribeiro (Bretanhas)

Noite: Escola Pereira Vargas.

16/04 Quinta

19:30h – Unipampa – Seminário “Corpos em foco: discutindo alguns marcadores sexuais e de gênero” Ministrante: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado (FURG).

17/04 Sexta

Tarde: Intervenção de teatro

19:30h – Cine Debate – Clube 24 de Agosto – Coletivo Margaridas.

18/04 Sábado

16:00h – “Pensando a Produção Cultural – Entre ocultamentos e revelações: uma leitura do nu na história da arte” – Unipampa.

Ministrante: Professor Dr. Clóvis da Rolt.

Mediação: Me. Marina Reidel (Mestre em Educação na Linha de Educação, Relações de Gênero e Sexualidade e Coordenadora de Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos).

00:00h – Festa Pré Parada

19/04 Domingo

2ª Parada LGBTT

Apresentação: Glória Crystal (Secretária Adjunta da Livre Orientação Sexual – Porto Alegre)

16:00h – Início – Concentração na Praça do Regente

17:00h – Caminhada pela Av 27 de Janeiro até o Centro de Comercio Informal – Ponte Mauá

17:30h – Centro de Comércio Informal – Palco apresentações e shows.

20:30h – Encerramento

Inscrições para o processo de escolha de Conselheiros Tutelares abrem no dia 13 de abril

Conselho-Tutelar

Imagem: Reprodução

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou na última quinta-feira (02) o edital que torna pública as inscrições para o processo de escolha de conselheiros tutelares.

Conforme as informações do edital os candidatos e candidatas devem realizar a inscrição no período de 13 de abril de 2015 a 22 de maio de 2015, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Rua 20 de Setembro, 172) das 8h às 14h. A eleição está marcada para o dia 04 de outubro de 2015.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Jaguarão através do link http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/04/Edital-COMDICA-0012015.pdf .

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

 

Comunicado do Programa Passe Livre: Documentos podem ser entregues até amanhã

FIQUE_ATENTO_-_BMP

Imagem: Reprodução

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que até esta terça-feira, 07 de abril de 2015, estarão sendo recebidos documentos que por ventura não tenham sido entregues no último dia de inscrição do programa Passe Livre Estudantil (27/03/2015), visto que a Metroplan realizou alguns ajustes nos prazos do programa.

A Secretaria fica localizada a Rua 20 de Setembro, 172, e o atendimento é realizado das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3261.5924.

Informe sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica: Atualização de Cadastro

tarifa

Imagem: Reprodução

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que as famílias cadastradas no Cadastro Único, que possuem o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para realizar a atualização das informações do cadastro, até o dia 30 de abril.

De acordo com a Secretaria é necessário levar documento com foto, CPF e um documento de cada pessoa da família. Se possível, apresentar também um comprovante de endereço, comprovante de matrícula dos estudantes e um número de telefone para contato.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação fica localizada a Rua 20 de Setembro, 172, e o atendimento será realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

 por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão 

 

Atividades do projeto Case retornam dia 23 de março

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que em virtude da instalação da rede de água na área onde funciona o Projeto Case, o retorno das aulas e atividades do projeto será realizado na próxima segunda-feira, dia 23 de março.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

 

 

Pré-inscrições para o Passe Livre Estudantil foram prorrogadas até o dia 27 de março

PASSE LIVRE 2015ddd

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa a comunidade que as pré-inscrições para o programa Passe Livre Estudantil foram prorrogadas até o dia 27 de março. Os interessados devem ir até a secretaria (Av. 20 de Setembro, 172), de segunda a sexta, das 9h às 13h, dias e horários em que estarão sendo recebidas as documentações necessárias.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.

Confira os documentos necessários para realizar as inscrições:

  • Foto 3 x4 recente
  • Cópia legível do documento de identificação do estudante frente e verso com foto e do CPF
  • Comprovante de matrícula de acordo com o período letivo 2015/1.
  • Comprovante dos dias de aulas presenciais 2015/1.
  • Previsão do recesso letivo (início e término das aulas) 2015/1.
  • Comprovante de frequência do período letivo anterior. 2014/2.
  • Comprovante do benefício PROUNI assinado e carimbado referente ao semestre vigente 2015/1, quando o estudante for beneficiário do PROUNI.
  • Comprovante de renda do estudante ou declaração autenticada em cartório de que não possui renda (maiores de 16 anos).
  • Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos meses, de acordo com a atividade exercida ou declaração autenticada em cartório de que não possui renda (maiores de 16 anos).
  • Cópia do comprovante de residência atualizado (com data dentro dos últimos 90 dias).
  • Declaração do proprietário do imóvel atestando que o estudante reside no endereço declarado, quando a comprovante de residência não estiver no nome do estudante.
  • Declaração do número de membros da família autenticada (solicitar modelo junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação)

Semana Binacional das Mulheres: Parto Humanizado é tema de atividade nesta segunda-feira

o renascimento do parto

Foto: Reprodução

 

Nesta segunda-feira (09) a partir das 19h será realizada na Biblioteca Pública a atividade de formação sobre parto humanizado, intitulada “Parto Humanizado é um Direito Nosso!”. Conforme os organizadores além da discussão sobre maternidade e direito das gestantes, será exibido o filme o “Renascimento do Parto”, o qual retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência.

De acordo com a sinopse do filme, através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

A Semana Binacional das Mulheres teve início no domingo, 8 de março, com programação nas duas cidades gêmeas da fronteira. Em Rio Branco aconteceu um encontro de mulheres com distribuição de material de combate à violência de gênero, e em Jaguarão, foi realizada durante a tarde a 4ª Marcha das Mulheres.

O evento é uma organização da Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura no link http://www.jaguarao.rs.gov.br/?p=9420.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

 

Programação da Semana Binacional das Mulheres inicia neste domingo  

cartaz oficial - 4u00AA marcha das mulheres

 

A fronteira Jaguarão- Rio Branco realizará na próxima semana diversas atividades em homenagem as mulheres. Entre os principais temas que estarão em debate destaque para a importância do combate a violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

Conforme a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Jaguarão e uma das organizadoras da Semana, Andréa Lima, estão confirmadas atividades de formação sobre parto humanizado e direitos das gestantes, ações de combate às diversas formas de violência, o lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com a retomada do cineclube, lançamento de livro e vários encontros para fortalecer o diálogo e as pautas femininas e feministas.

A programação terá início neste domingo, 8 de março, com o encontro de mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero às 10:30h na  “Feira Vecinal” de Rio Branco, que acontece em frente a “Plaza de Desportes”( Rua Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora).  Na tarde a programação segue em Jaguarão com a 4ª Marcha das Mulheres, que terá concentração em frente ao Cine Regente e seguirá até a Praça Alcides Marques, onde estará acontecendo mais uma edição da Feira de Economia Solidária.

As atividades da Semana Binacional das Mulheres seguem até o dia 13 de março.

 

Confira a programação da 4ª Marcha e Semana Binacional das Mulheres

 08/03 – Domingo

10:30h – Encontro de Mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero na  “Feira Vecinal”. Rio Branco – Uruguai. Em frente a “Plaza de Desportes”. Calle Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora.

17:00h – 4ª Marcha das Mulheres – Concentração em frente ao Cine Regente e deslocamento até a Praça Alcides Marques, onde haverá Feira de Economia Popular e Solidária, roda de conversa, performances artísticas e material informativo sobre o enfrentamento à violência.

09/03 – Segunda-feira

19h – “Parto humanizado é um direito nosso” – atividade de formação sobre os benefícios do parto natural e os direitos das gestantes. Exibição de “O Renascimento do Parto – O Filme”.

Local: Biblioteca Pública

10/03 – Terça-feira

18h – Participação na sessão plenária da Câmara de Vereadores e leitura da carta da 4ª Marcha das Mulheres.

11/03 – Quarta-feira

19h – Sarau poético-literário com a temática “Poesias femininas e feministas”.

Local: Biblioteca Pública.

12/03 – Quinta-feira

19:30h –Lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat.

Local: Cineclube – Câmara de Vereadores de Jaguarão.

13/03 – Sexta-feira

14 às 18h – Políticas públicas para as mulheres – Atividades e Serviços das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação na Praça Alcides Marques.

19h – Atividade de formação sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, com organização do Coletivo Feministas Margaridas, Sindicato de Domésticas e Comisión de Lucha Contra la Violencia Doméstica de Cerro Largo (Uruguai). Local: Clube Social 24 de Agosto.

Organização: Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

 *Programação sujeita à alterações

 

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Aberto o período de rematrículas e novas inscrições para o Projeto Case

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica que a partir desta segunda-feira (09) serão realizadas as rematrículas e novas matrículas para o Projeto Case. O período de inscrições segue aberto até esta quinta-feira (12).

Interessados devem ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. 20 de setembro, 172), das 8h ao meio dia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5924.