Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Praça do bairro Kennedy é revitalizada pelo Programa ABRACE

IMG_1168.

Foto: Roberto Luzardo/DeCom PMJ

 

Neste domingo (02) haverá evento no local com diversos serviços da Prefeitura

 Os moradores do bairro Kennedy poderão curtir a sua praça de uma forma diferente. Após a chegada do Programa ABRACE no local, diversas ações foram desenvolvidas, com o objetivo de recuperar a área e proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade. Iluminação, criação de novos brinquedos, plantios de árvores, recuperação da quadra de esportes, drenagem, colocação de tabuleiros de xadrez e dama, entre outras.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz, este é um programa de fundamental importância, principalmente porque prevê a participação da comunidade no processo de revitalização dos espaços. “A nossa ideia é potencializar as ações dos moradores no que diz respeito à revitalização das praças e áreas verdes. Queremos somar os esforços e o trabalho do poder público para garantir a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades através do lazer e do cuidado com o meio ambiente, sempre em parceria com a população”, salienta.

Para celebrar junto à população a nova “cara” da Praça, a Prefeitura irá realizar uma grande atividade neste domingo (02) a partir das 14h, com diversas atrações, como, apresentações de dança, invernada artística, Feira de Economia Solidária, brinquedos infláveis, além de serviços na área da saúde, assistência social, entre outras de interesse público. No local também haverá uma Ouvidoria do Município para que a população possa deixar comentários, sugestões e críticas.

 

ABRACE

Você sabe o que é o Programa ABRACE?

O Programa ABRACE tem por objetivo principal o envolvimento da comunidade e do poder público na revitalização e recuperação de Praças e áreas verdes dos bairros e centro da cidade. As principais ações deste programa são voltadas as áreas de meio ambiente, esporte, cultura e infraestrutura. Porém de nada adianta revitalizarmos o local se a comunidade não se responsabilizar por mantê-la, afinal de contas a Praça é um lugar de todos!

Por isso convidamos você para ABRAÇAR esta ideia! Juntos podemos fazer da nossa cidade um lugar ainda melhor!

 Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura de Jaguarão

Comunicado Estagio

A Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Administração, em conjunto com o Instituto Eccos/Eccos Estágios, anuncia que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio remunerado na Prefeitura.

Conforme o edital o processo seletivo prevê a formação de cadastro reserva para diversas áreas, destinadas para estágio de Nível Médio, Superior e Técnico, ou na modalidade de ensino de Jovens e Adultos-EJA.

Ainda segundo o edital os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela Internet, através do site http://eccosestagios.com.br.   Cabe destacar que a inscrição é gratuita e o prazo encerra no dia 13 de julho de 2015.

O edital completo com todas as informações e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da Eccos, através do endereço http://eccosestagios.com.br ou também no site da Prefeitura de Jaguarão, através do link http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Edital-n%C2%BA-01.2015-est%C3%A1gio-profissional-remunerado.pdf.

Prefeito e Secretários recebem grupo Mulheres de Fronteira

IMG_0492

Foto: Fernanda Barbier

 

Na sexta-feira (03) o prefeito Cláudio Martins recebeu em seu Gabinete o grupo Mulheres de Fronteira, movimento social que reúne representantes de Jaguarão e Rio Branco e que trabalha pautas relacionadas ao combate a violência contra a mulher, à violência obstétrica entre outros temas ligados ao mundo feminino.

Na ocasião as ativistas questionaram sobre a implantação do Centro de Referência Binacional da Mulher, uma conquista da cidade de Jaguarão em 2013. “Conseguimos com uma grande articulação municipal conquistar este centro para a cidade. Em função da extinção da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, esta ação ficou comprometida. O município já doou a área para a construção do Centro e estamos em permanente contato com o Governo Federal para alcançar a sua concretização”, contou o prefeito.

Outras pautas também foram debatidas, como a humanização do parto, sendo que o Grupo Mulheres de Fronteira irá organizar uma atividade amanhã (04) para debater o tema, no Centro Público de Economia Solidária. “Já visitamos a Secretaria de Saúde e Santa Casa a fim de chamar a atenção para este tema, já que os índices de cesárea são ainda muito altos em nosso município”, afirmou a secretária adjunta de Cultura e Turismo e integrante do grupo Mulheres de Fronteira, Andréa Lima.

Cláudio reiterou apoio ao Grupo e se colocou a disposição para articular ações políticas em parceria com o país vizinho e o consulado, a fim de avançar na construção de ações que beneficiem as mulheres da fronteira.

Participaram da reunião o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social Marcelo Victória, o secretário de Saúde Celso Caetano e a coordenadora da Saúde da Mulher, Bruna Lopes.

Escolhido o símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 

campanha exploração sexual

Foram 09 desenhos e cerca de 800 pessoas participando da escolha do símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, através do CREAS. Os desenhos foram feitos por alunos das escolas da cidade. Na primeira etapa cada escola elegeu o desenho que a representaria na escolha municipal. A votação popular aconteceu de 22 a 25 de junho no saguão da Prefeitura.

O desenho escolhido foi de Alessandra Roballo, aluna do 7º ano da Escola Municipal General Antônio de Sampaio. “Estou muito feliz, pude mostrar para as pessoas o meu desenho. Adoro desenhar. Inclusive pedi para meu pai para fazer um curso de desenho para poder me especializar”, contou a menina.

Premiação  

IMG_0246

foto: Fernanda Barbier

 

A entrega da premiação e dos certificados de participação aconteceu na segunda-feira (30) pela manhã no Gabinete do Prefeito e contou com a presença do prefeito Cláudio Martins, do vice-Prefeito Lisandro Lenz, do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória, da secretária de Educação Roseli Calvetti, dos representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA) e de Assistência Social, do gerente da Loja Deltasul,  Jorge Ramos, além dos professores e alunos envolvidos.

Na ocasião o secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela secretaria no que diz respeito aos cuidados com as crianças e adolescentes. “Sempre fizemos atividades que envolveram a comunidade, mas desta vez foi diferente. Conseguimos de uma forma lúdica e participativa, envolver as escolas e a comunidade em geral no debate de um tema difícil de ser trabalhado”, conta.

Para marcar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura realizou a apresentação de uma peça teatral voltada para o tema. Todas as escolas do município tiveram a oportunidade de assistir, daí a inspiração para construir o símbolo da campanha. “Foi um processo muito rico, de participação e envolvimento da cidade. Tivemos um desenho escolhido, porém acredito que quem venceu foi Jaguarão, já que este importante tema foi debatido em vários espaços do município”, ressaltou Marcelo.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz o selo será uma marca que dará continuidade ao debate sobre a violência contra crianças e adolescentes. “Precisamos encarar de frente estes temas para combater e buscar soluções”, acrescentou. Lisandro ressaltou também a parceria da empresa Deltasul que doou a bicicleta, premiação do concurso. “A Deltasul mostra com esta atitude o seu compromisso com a sociedade, a sua responsabilidade social”, destacou.

O prefeito Cláudio Martins fez questão de parabenizar toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social envolvida no processo, principalmente à coordenadora do CREAS, Cristiane Araújo.  “Discutir um tema complicado como este não é tarefa fácil. É preciso envolver a sociedade para que esteja atenta a esta questão. Por isso é preciso ser tratado na base, família e escola, ao mesmo tempo, com a reserva que o tema exige. A Secretaria de Desenvolvimento Social está de parabéns”.

Cláudio também ressaltou os investimentos realizados na pasta, que vem transformando a realidade social da cidade. “ Investir e garantir os direitos sociais básicos da população, cria um processo de lucidez em relação ao espaço que a gente ocupa”, finalizou.

Prefeito e Vice visitam ação do Programa Abrace no bairro Kennedy

IMG_0116

Foto: Maria Fernanda Passos

 

O prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz estiveram na quinta-feira (25) pela manhã em visita à Praça do bairro Kennedy, onde vem sendo desenvolvido o Programa Abrace.  A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos estará no local até o final da semana que vem. Até o momento já foram realizadas a colocação de refletores a fim de melhorar a iluminação da Praça, pintura do meio fio do entorno e a colocação dos brinquedos e bancos feitos com pneus. Também será realizado o levantamento do meio fio da calçada que dá acesso à rua lateral à escola, com a finalidade de transformá-la em um passeio público (calçadão).

A felicidade em ter uma Praça “nova” era visível no rosto dos meninos do bairro, alunos da Escola Castelo Branco. “Vai ficar massa. Agora vamos ter brinquedos novos para nos divertir”, conta João Carlos.  “Queremos muito ajudar a pintar a quadra e os brinquedos”, disse entusiasmado Jimi Hendrix.

A Praça foi incluída no Programa Abrace no mês de maio, e desde então vem recebendo uma atenção redobrada. Também já foram realizadas a limpeza dos caminhos, a retirada de árvores comprometidas e o plantio de 25 novas mudas. Estão previstas ainda a requalificação da quadra de esportes, a construção de mesas de xadrez e dama e a pintura dos brinquedos.

Outras ações

Além da melhoria da Praça, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está trabalhando no patrolamento de todas as ruas do bairro, na recuperação do calçamento da Rua Barão Tavares Leite e até o final da semana que vem irá realizar o patrolamento e a drenagem do entorno das 50 casas populares que estão sendo construídas no local.

CRAS Pindorama informa: recadastramento do Programa BPC Escola

logo bpc

O Centro de Referência de Assistência Social, do bairro Pindorama, está realizando até o dia 30 de junho o recadastramento do BPC na Escola- Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência, Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Para efetivar o recadastramento a equipe do CRAS solicita que os responsáveis relacionados abaixo compareçam no Centro Público de Economia Solidária, localizado a Rua Coronel de Deus Dias, 1971, das 8:30h até às 17:30h, e entrem em contato com Verônica, Marco ou Daniele. É importante destacar que o CRAS não fecha ao meio dia.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3261.2388.

Nome dos responsáveis:

BERENICE DOS ANJOS

MARIA HELENA GONCALVES CAETANO

MIRALVA DA SILVA SAVEDRA NUNES

DAIANE GOULART VELEDA SOARES

ESTEFANI FERREIRA FURTADO

LUCIA CARDOSO DIAS

ESTEFANIA PEREIRA BARBOZA

ROSANA NOEL MOREIRA CHIRIONI

CARMEM LUCIA MARTINS

JANDIRA ALVES LOPES

MARIA HELENA MEDINA G XAVIER

MARIA CLAUDIA GONCALVES

FERNANDA ALVES DUTRA

CLEUNICE CALVETTE

JANDIRA ALVES LOPES

ELOISA DIAS ECHEVENGUA

TERRESINHA BOTELHO

MARA REGINA RODRIGUES

VANDA MARTINS

TATIANA RODRIGUES DE RODRIGUES

CHARLENE DOS SANTOS VIEIRA

SIMONE MACHADO RIBEIRO

CLEUSONETE FERNANDES COSTA

SANDRA DAVID MACHADO

DANIELI XAVIER DE SOUSA

SIMONE BOETTGE DE SOUZA

ANDREA PEREIRA BORGES Q SOUZA

THAILINE ALMADA TERRA

LIRIA MARTINEZ NAVEIRA

MARCIA HELENA FARIA

MARIZA ERONDINA RONDAN

PATRICIA PINTO ACOSTA

LECI LENITA XAVIER ROCHA

ERENICE FERREIRA SAN MARTINS

TAISE FABRICA GONZALES

MONICA GISEL SUAREZ NUNEZ

JOSEANE CRIZEL MORENO

GIANI GUADALUPE GARCIA SAIS

VERA LUCIA MULLER PRIEBE

FERNANDA BEATRIZ G PEREIRA

SIMONE REGINA FEIJO DE AQUINO

ANA LUIZA DORNELES CASTRO

DENISE FONTOURA MACHADO

CARMEN CRISTIANE G FERREIRA

ELIZABETE CRISTIANE SOUSA MENDES

ZENEIDA ZENIR CAETANO

LIDIA MERCEDES GARCIA ARAUJO

ELIDIANE PEREIRA MOLINA

NEUSA MARIA FEIJO PACHECO

VERIDIANA SOUZA SOARES

ELAINE SOARES VIEIRA